GERUNO
Tese: GERUNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 96414163 • 5/10/2013 • Tese • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 362 Visualizações
ETAPA 3
O brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento dacriança. Através deste, a criança pode desenvolver capacidades importantescomo memória, atenção, a imaginação e a imitação.
Ao brincar, as crianças exploram e reflectem sobre a cultura e a realidade na qual estão inseridas interiorizando-as e, ao mesmo tempo,questionando as regras e papéis sociais.
O brincar beneficia o desenvolvimento já que assim aprende a conhecer,aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para que além de estimular a curiosidade, a autonomia e a auto-confiança, também proporciona o desenvolvimento do pensamento, da linguagem,da atenção e da concentração.
Para as crinças se desenvolverem, é preciso que elas aprendam com outras pessoas. Elas se interagem com os adultos, que assim passam a imitá-los.Se o adulto ensina a criança à brincar,ela fará do mesmo modo que o adulto ensinou.
O brincar é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo.
Para Vigotsky, no brincar, a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento diário. Assim na brincadeira, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Daí vê-se o quanto o brincar é benéfico ao aprendizado, pois a pessoa está em condição favorável para aprender. Vigotsky diz que, a promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras, principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginárias, tem nítida função pedagógica.
Passo 1
1-Amassar e rasgar papel: É uma ótima brincadeira para os bebês.
Essa brincadeira tráz um grande benefício ao bebê. Ela treina sua coordenação.
2- Oferecer um pequeno brinquedo ao bebê. Quando ele estiver quase tocando, deixe o objeto cair e pergunte "Cadê o brinquedo?". Ele olhará para o chão. Caso não olhe, mostre-o e repita a brincadeira.
O bebê se beneficiará nessa brincadeira,aprendendo a achar os objetos sem que dependa de um adulto.
3-Dê um objeto na mão do bebê. Faça com que ele passe o objeto de uma mão para a outra. Essa brincadeira fará com que o bebê passe a conhecer os objetos.
4-Dê brinquedos que abram portas e janelas. Isso estimula a curiosidade do bebê fazendo com que ele descubra varias atividades,sem a ajuda de alguma outra pessoa.
5- Agite os pezinhos do bebê na água na hora do banho.Uma brincadeira que os bebês adoram!Essa brincadeira estimulará o tato do bebê.
Passo 2
Com a sua imaginação, as crianças criam histórias e passam à tranformá-las em realidade, criando cenários e brinquedos diferentes para brincar.
Segundo Piaget, a brincadeira de faz de conta está intimamente ligada ao símbolo, uma vez que por meio dele, a criança representa ações, pessoas ou objeto, pois estes trazem como temética para essa brincadeira o seu cotidiano (contexto familiar e escolar) de uma forma diferente de brincar com assuntos fictícios, contos de fada ou personagens de televisão.
A brincadeira de faz de conta é a imitação do comportamento de outra pessoa ou de algo, e recebe outras denominações como: jogo simbólico; jogo imaginativo; jogos de papéis; ou sociodramático.
Essa brincadeira faz com que a criança imite seus pais, professoras, animais, o que já foi internalizado.
O faz de conta pode ajudar a criança nos conflitos e a resolver seus medos, tensões e inseguranças, adverte a psicologia.
Toda criança brinca de faz de conta, pois faz parte da nossa sociedade. Esse tipo de brincadeira ajuda em alguns aspectos do desenvolvimento infantil., tais como a criatividade, o afeto, a interação entre as crianças e entre elas e os adultos.
Embora no faz de conta exista fantasia e imaginação, ela só se torna presente porque existem elementos da realidade circundante, que é decisiva para o surgimento da brincadeira.
Por exemplo: Quando a criança assiste um filme do batmam,ela quer imitar o personagem, usando a fantasias e gestos.
Meninos e meninas assumem vários papéis, imitando pai, mãe, e professor, além de personagens (super-herói, princesa, rei, fada) ou animais (cachorro, gato, cavalo). As crianças podem ainda criar cenários e construir brinquedos.
As imagens acima mostram um exemplo de brincadeira de faz de conta. Uma garotinha imita uma médica cuidando de seu pasciênte (O ursinho de pelúcia). Já a outra imita a dona de casa, cozinhando.
As crianças usam sua imaginação e criam brincadeiras relacionadas ao dia-a dia.
O faz de conta é marcado por um diálogo que a criança estabelece com seus parceiros e mesmo com bonecos. Ele requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papéis, o que faz com que o desenrolar do enredo construído pelas interações das crianças seja sempre imprevisível. Com isso a brincadeira cria novidades.
Passo 3
Através do brincar, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das crianças não são apenas recordações que vêem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao sucedido na realidade. O que sucede é uma transformação criadora do percepcionado para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.
Sendo assim a cada idade as crianças vão mudando sua reinvenção,ou seja,vão mudando seu modo de se expressar e aprendendo o significado do som,velocidade,gestos,sentimentos e emoções.
Elabora então as suas brincadeiras à volta da exploração de objectos através dos sentidos, da ação motora, e da manipulação.
Exemplos:
Crianças menores, mesmo na companhia de outras, costumam brincar sozinhas. Para elas, o ideal são brincadeiras
...