GESTAO AMBIENTAL ACV
Por: Marcos Felix • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Ciclo de vida do produto - (FLÁVIA)
A análise do ciclo de vida (ACV) do produto é um importante mecanismo de gestão. A grande vantagem da ACV é a sua abrangência: ela avalia os impactos ambientais da mercadoria em diferentes níveis, desde a extração da matéria-prima até o seu descarte.
Análise do ciclo de vida do produto - (RICARDO)
Avaliar o ciclo de vida de um produto não é tarefa fácil. Para calcular seu impacto ambiental, é indispensável quantificar o consumo de água, matéria-prima e energia em todos os estágios. Não se deve deixar de lado a emissão de efluentes, pois esses resíduos também afetam a natureza.
Ciclo de vida do produto (Etapas) (ACV) - (VANDER)
Para ser completa, a ACV precisa abranger 5 etapas:
[pic 1]
- Aquisição de matérias primas (extração de matéria-prima)
A primeira etapa do ciclo diz respeito à avaliação do custo ambiental do consumo de matéria-prima.
2- Manufatura (Transformação da matéria-prima em mercadoria)
A segunda etapa da ACV também merece atenção. Afinal de contas, é durante o processo de transformação que são liberadas substâncias tóxicas no meio ambiente: o dióxido de carbono e os efluentes industriais líquidos são apenas alguns exemplos de como as fábricas podem ser nocivas para a natureza.
3- Distribuição (transporte)
Embora o transporte seja frequentemente ignorado quando pensamos na ACV, ele compõe uma etapa importante da cadeia produtiva.
4- Uso (consumo)
A forma como é consumida.
5- Descarte
Conhecido como o “túmulo” dos produtos também deve ser incluído na “matemática” ambiental. Para ser considerado ”verde”, o produto precisa incluir um destino ecológico pós-utilização.
Modalidades de reaproveitamento - (REGIO)
[pic 2]
Normas ISO de Ciclo de vida do produto (ACV) - (FELIX)
Além de definir o objeto de estudo da ACV, a ISO 14040 propõe um processo de quatro etapas para a análise: Segundo a norma ISO, o estudo sobre o ciclo de vida do produto deve incluir pelo menos: 1 - definição de objetivos e âmbito, 2 - análise de inventário, 3 - análise de impacto e
4 -interpretação dos resultados.
[pic 3]
Curiosidade: (FLÁVIA)
A falta de padronização dos processos de rotulagem e AC V levou à formulação de diferentes métodos de avaliação, o que criava barreiras para o comércio internacional. A fim de facilitar as trocas comerciais em nível internacional, a ISO propõe a uniformização dos selos e da avaliação do ciclo de vida: o objetivo é usar a padronização para evitar o surgimento de obstáculos comerciais.
...