GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL,NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL
Monografias: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL,NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meninadosolhosde • 28/10/2014 • 5.321 Palavras (22 Páginas) • 588 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1 Gestão financeira e orçamento empresarial.........................................................4
2.2 Conceito de Gestão Financeira............................................................................4
2.3 Gestão financeira e fluxo de caixa.......................................................................5
2.4 Principais decisões de inventimento....................................................................5
2.5 Risco e Retorno...................................................................................................6
2.6 Principais tipo de orçamento................................................................................7
2.7 Pontos positivos do orçamento para gestão........................................................8
3 Noções de Atuária...................................................................................................9
3.1 Conceito de atuária..............................................................................................9
3.2 Previdência no Brasil.........................................................................................10
4 Direito Empresarial................................................................................................10
4.1 Sociedade empresariais e sociedades simples..................................................11
4.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais...................................12
5 CONCLUSÃO........................................................................................................13
REFERÊNCIAS.........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais, nota-se que, as empresas estão adotando estratégias que visem à competitividade e permanência no mercado.
Nesse sentido, muitos estudos apontam que um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações, principalmente as micros e pequenas empresas, está relacionado com a falta de gestão financeira adequada.
Visto que, a gestão financeira assume um importante papel dentro das organizações e tem como condição básica manter a organização permanente em situação de liquidez, ou seja, assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.
Portanto, pode-se deduzir que o fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a gestão. Além do mais, juntamente com outras ferramentas de análise e controle econômico-financeiro, servem de subsidio para agrupar informações necessárias para o processo de tomada de decisão.
2 DESENVOLVIMENTO
O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de
grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a
serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.
O orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.
Depois de analisado os fatores externos, se torna necessária a análise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.
Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controle, que utiliza
o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser
ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxo de caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário afim de que se faça cumprir as metas propostas.
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL.
A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros, através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. Esse conjunto de ações e procedimentos relaciona-se, por exemplo, com: conhecimento das disposições de natureza fiscal; cumprimento de obrigações perante os seus empregados, nomeadamente junto da Segurança Social e das Finanças; e potenciação da eficiência operacional.
Cabe ao Gestor Financeiro de uma empresa, a função de analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, auxiliar nas decisões tomadas na empresa; planejar, avaliar e gerenciar as pessoas e processos nos negócios e serviços da empresa, sempre em busca de maior qualidade, produtividade e competitividade.
2.2 CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA
Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir
...