Gastronimia
Resenha: Gastronimia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipetssantos • 26/11/2013 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
ão as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais. Com técnicas apuradas, executa desde a preparação de pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se nas áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como japonesa, francesa e italiana, entre outras. Também é de sua responsabilidade supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem à rentabilidade. Outra possibilidade é ser consultor, prestando assessoria na abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
O bom desempenho que o setor vem registrando nos últimos anos aquece o mercado para o bacharel e o tecnólogo. De acordo com um estudo realizado pela ECD, empresa de consultoria especializada em food service (mercado de alimentação fora de casa ou nas residências, com consumo de alimentos preparados em estabelecimentos comerciais), o segmento deve crescer 18% em 2012 e alcançar até 20% de crescimento em 2014. "Nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014, aumentam os investimentos para recepcionar os turistas,o que tem contribuído para manter o mercado de trabalho em alta para os profissionais que atuam em hotéis, bares e restaurantes", diz Lourival Soares de Aquino Filho, do IFCE. Confeitarias, panificadoras, empresas fornecedoras de alimentos, fábricas de pré-cozidos e hospitais são locais que mais demandam profissionais neste momento. A maioria das vagas ainda se concentra na Região Sudeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se localizam os restaurantes de alto padrão e são realizados os maiores eventos turísticos e de negócios. Cidades do Nordeste apresentam demanda por chefs, principalmente em novos hotéis e resorts. "No Sul, também há oportunidades por conta dos roteiros gastronômicos. Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são cidades conhecidas pela fabricação de chocolate e Santa atarina é um estado polo para a culinária alemã", afirma Aquino Filho.
...