Generalização
Seminário: Generalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alcioned • 15/9/2014 • Seminário • 482 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou classe de objetos. Cada palavra, portanto, já é uma generalização. A generalização é um ato verbal de pensamento e reflete a realidade de um modo bem diferente do refletido pela sensação e pela percepção”. Baseado na afirmação acima, explique a importância e a necessidade da Língua de Sinais na constituição da cultura surda. (2,5 pontos)
R: Para QUADROS (2006, p. 35), a língua de sinais "é uma língua espacial visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos, para transmiti-la". Distinguem-se das línguas orais pela utilização do canal comunicativo, enquanto as línguas orais utilizam canal oral-auditivo, as línguas de sinais utilizam canal gestual-visual.
Esta forma de linguagem é rica, completa, coexiste com as línguas orais, mas é independente e possui estrutura gramatical própria e complexa, com regras fonológicas, morfológicas, semânticas, sintáticas e pragmáticas. É lógica e serve para atingir todos os objetivos de forma rápida e eficiente na exposição de necessidades, sentimentos, desejos, servindo plenamente para alimentar os processos mentais. (QUADROS, 2006)
3. Faça uma pesquisa em artigos científicos disponíveis em bases de dados como Scielo, BVSaúde sobre língua natural, língua materna e língua nativa e explique-os, em um texto de no mínimo 8 linhas, sobre o aspecto da primeira língua (L1) e segunda língua (L2). É preciso apresentar o título do artigo pesquisado, data de acesso ao artigo e base da dados utilizada. Fundamente seu texto a partir do artigo pesquisado. (2,5 pontos)
R: CONCEITOS ENCONTRADOS:
Lingua materna ou (L1) normalmente é a língua que aprendemos primeiro e em casa, através dos pais, e também é freqüentemente a língua da comunidade. No caso do surdo normalmente a primeira língua ou língua materna é a língua de sinais.
Segunda Lingua ou (L2) é geralmente adquirida sob a necessidade de comunicação e dentro de um processo de socialização, trata-se de uma língua estrangeira, mas no caso de pessoas com deficiência auditiva a segunda língua passa a ser a língua utilizada para comunicação na sua comunidade, ou seja, a lingua materna utilizada na comunidade, geralmente passa a ser a segunda lingua para a pessoa surda.
Linguas naturais são aquelas que podem ser adiquiridas pelas crianças, de forma natural e inconsciente, através da interacção com os seus falantes (no início da vida, principalmente com os pais), permitindo-lhes o desenvolvimento linguístico e cognitivo e servindo de suporte para a aprendizagem de outras línguas e todo o género de conhecimentos.
As línguas gestuais são as únicas que as crianças surdas podem adquirir naturalmente, pelo que são as línguas naturais dos surdos. Isto significa que, para as crianças surdas filhas de pais ouvintes, a língua natural dos pais é diferente da lingua natural delas.
Lingua nativa é a lingua utilizada para comunicação em uma determinada comunidade.
Sites pesquisados: www.essr.net/drupal/?q=pt/book/export/html/503 e www.ufrgs.br/setordealemao/revista/revista.anteriores/.../1_spinasse.pdf acesso em 05 de maio de 2014
...