Gerenciamento de conta
Tese: Gerenciamento de conta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mixirinha • 31/3/2014 • Tese • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
Gerenciamento Contábil
1. Arquitetura de um sistema de informação contábil.
Na informação contábil há duas hipóteses básicas, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa, que é a necessidade da informação e planejamento e controle.
Deve haver informação desejada, para ser necessária, e dever ser necessária, para ser útil. É então determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.
A administração deve apoiar o sistema de informação contábil da companhia e consequentemente, a necessidade tem que ser sentida pela mesma.
Um elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil é a necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e o seu sistema.
O planejamento e controle do sistema de informação gerencial exigem relatórios, para atender plenamente aos usuários. Tendo o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os seus diferentes níveis de usuários. Assim será possível efetuar o controle posterior, e poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:
Níveis empresariais; estratégico, tático e operacional. Ciclo administrativo; planejamento, execução e controle. Nível de estruturação da informação; estruturada, semi-estruturada e não estruturada.
2. Fundamentos de um sistema de informação contábil
Para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade há três pontos fundamentais. Que é operacionalidade, integração e custo da informação.
O fundamento da operacionalidade todos os que trabalham com a informação contábil devem saber que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva. Tendo assim uma utilização gerencial, que significa utilização de todas as operações.
Sistema de informação contábil como integrado e quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil. A partir do momento em que um dado é coletado, deverá ser utilizado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.
A empresa pode definir pelo tratamento das despesas com transporte de empregados como um adicional dos gastos com pessoal; como encargos sociais, então todos os utilizadores dessa informação deverão buscar esse
Dado na contabilidade financeira e transferi-lo para seus eventuais subsistemas, assim como todos deverão dar o mesmo tratamento em termos de classificação por tipo de despesa.
Todas as informações e os relatórios utilizados pelas áreas de custo do produto e planejamento financeiro fazem parte do sistema de informação contábil, como segmentos desse sistema ou subsistema.
Diante disso, o dado navega por todos os segmentos do sistema de informação contábil.
O custo de informação faz parte dos princípios básicos de contabilidade.
O sistema de informação contábil deve ser analisado na relação custo benefício
Para a empresa. O SIG deve apresentar uma situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona à empresa.
Com a integração definitiva dos recursos computacionais, de macro e microinformática, na administração das empresas, entendemos em qualquer entidade, de microempresa a grandes corporações, há condições de manter
Um sistema contábil de informação. Assim cabe ao contador fazê-lo gerencial.
3. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Em um sistema de informação contábil gerencial há uma necessariamente de abranger todas as áreas de contabilidade em que o conceito é de contabilidade gerencial.
O sistema deve haver todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos de informação passada e presente, informação passada atualizada e informação futura, com análises percentuais. Os números devem apresentar a situação atual, bem como outros aspectos. Os números devem apresentar uma situação de relatividade e percentual.
A contabilidade financeira compreende a escrituração tradicional, os aspectos tributários, os aspectos societários atuais, registrados em moeda nacional. A uma grande importância desse segmento do sistema de informação contábil ele contém a arquitetura básica dos planos de contas e os lançamentos, que são necessários para a continuidade e integração do restante do sistema.
Contabilidade em Outras Moedas, como a inflação era alta na economia brasileira obrigava se as empresas à manutenção de subsistemas de contabilidade para fornecerem informações contábeis comparativas ao longo dos meses e anos. Fazendo assim, tratamentos contábeis mais especializados e completos da inflação e da correção monetária, assim também atendidos dentro de um segmento do sistema de informação. Recomendam-se, no mínimo, os dois tratamentos básicos, possibilitando um terceiro tratamento.
Considerado nós um país estável, a partir de 1996, os baixos índices inflacionários devem ser analisados com muita atenção porque podem trazer reflexos relevantes.
Contabilidade pelos procedimentos da Correção Monetária Integral A CVM obrigava as Companhias Abertas a apresentar os demonstrativos contábeis segundo esses procedimentos. Entendendo que estes procedimentos continuam sendo importantes para o gerenciamento global das informações contábeis.
Contabilidade em moeda estrangeira
Se a empresa tem vínculos com outra empresa do exterior e necessitar demonstrativos contábeis e informações gerenciais na moeda desse país, o denominador monetário estrangeiro será a moeda desse país. Porém há o uso, como denominador monetário alternativo, o dólar norte-americano, muito mais usado no mundo e linguagem monetária.
Contabilidade em denominador monetário específico
Se a empresa desejar outro denominador monetário específico, tendo em vista suas características gerenciais, o contador deverá providenciar mais um subsistema. Com a criação
...