TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Dissertações: Gestao Ambiental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivenciamos diversos problemas, e um deles que ocorre com muita frequência em nossa sociedade, é a produção de CO2 para a atmosfera, gerando então o acumulo dessa substancia, causando em fins grandes impactos, como a poluição.

Tudo começou nos séculos passados, aonde em plena revolução industrial, a poluição já era um grande problema, pois todos buscavam novas fontes de energia, como a busca do carvão mineral e a "era do petróleo", nossa população gerou para nosso mundo, um impacto ambiental e ao longo dos anos passados, nos trouxe oque deveria ser reduzido em ênfase, uma grande consequência para o mundo.

2. MEIO AMBIENTE QUESTÃO FUNDAMENTAL NAS EMPRESAS

O grupo pode compreender que hoje a questão do meio ambiente não é só para os pesquisadores e profissionais, mais sim para toda a população, isso já virou uma prioridade no mundo todo. Pois as informações sobre o meio ambiente estão em todo o lugar. Nos últimos anos as empresas vêm uma informação maior em questão ao desenvolvimento de prevenção do meio ambiente, que certamente garante o sucesso do homem e envolvendo a economia de si mesmo.

Com a questão ambiental grande parte dos países vem tomando medidas para combater o aquecimento global, garantindo a preservação do meio ambiente para uma geração futura, envolvendo diversas partes de ajuda e apoio as necessidades baixa e precária, tento como sustentabilidade ambiental. No total dos países são 191 participantes da organização das nações unidas (ONU), contando com Brasil.

Os países vêm adotando medidas como a criação de multas oriundas de crimes ambientais, com isso as organizações tendem a ter muita responsabilidade sobre a questão ambiental, evitando processos e problemas futuros com o meio ambiente, garantindo tranquilidade no decorrer da vida funcional da mesma.

As medidas tomadas pelas empresas incluem também racionamento de energia e agua, reaproveitando produtos recicláveis.

Agora é uma necessidade e consciência de todos prezar pelo bem estar, em ter uma qualidade melhor de vida para nossos filhos e netos, para preservar a sobrevivência do ser humano como espécie.

3. O FILME VIDEO “UMA VERDADE INCONVENIENTE”

Relata sobre a poluição do meio ambiente e as consequências dos atos dos seres humanos, daqui aproximadamentre 50 anos. O que fazemos hoje vai refletir para os nossos filhos, netos, amanhã e também como vimos não vai demorar muito para nós mesmos vivenciarmos essas catástrofes, porque já tem muitos países sofrendo com isso.

Uma verdade inconveniente, mostra uma aspecto muito interessante que desde 1957 cientistas começaram a medir a espessura do gelo do polo norte, com ajuda de um radar no submarino, entao apartir de 1970 a 2000 foi notado que a calota polar do artico diminuiu a espessura e a extençao em 40% em 40 anos, e estudiosos estimam que de 50 à 70 anos todo o polo norte ira desaparecer decorrente o dos raios solares que atingem o gelo, e mais de 90% desse raios, sao refletidos de volta, mais quando os raios solares atingem direto no oceano a água absorve mais de 90% , ficando mais quente e acelerando o processo de derretimento das geleiras .Oque se pode notar também, é que quando o hemisfério norte do Equador fica voltado para o sol, como acontece na primavera e verão as folhas surgem e absorvem o CO2 diminuindo essa quantidade na atmosfera, porém quando fica voltado para longe do sol como no outono e inverno as folhas caem e exalam o CO2 fazendo com que a quantidade suba de novo para a atmosfera. Quando há mais CO2 a temperatura o aumenta, levando então ao derretimento das geleiras e fazendo com que os raios ultravioletas permaneçam na terra por mais tempo e nos prejudicando ainda mais.

O mundo está tendo varios danos ambientais fenômeno mundial- Apos 650,00 anos de acordo com o filme - vídeo, o nive de CO2 como vimos acima está muito alto e a tendência é só aumentar cada vez mais.

Em 1968, após uma foto tirda pela nave Galileu voltada para a terra onde ja havia indicios de poluiçoes no planeta, depois de 18 meses comecou o movimento ambiental moderno e constatou que a camada de ozônio já estava ficando cada vez mais grossa que o normal acumulando os gases na atmosfera e causando mais calor e prejudicando a nossa saúde.

Outra coisa que preocupa bastante é a questão das geleiras, quanto mais calor, mais derretimento, e nas geleiras é o seguinte: assim que der rete o gelo aumenta a margem da água, tem muitas cidades em diversos países que já estão submersas ou outras que nem existe mais água.

4. RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

É a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos gasosos, sólidos ou líquidos, que podem prejudicar à saúde dos seres humanos, pode causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).

Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas: Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais. Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases sujeitas a multas e interdição por crime ambiental, Monitoramento e controle periódico das fontes poluidoras, Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes para preservação, tendo uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos na atmosfera, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros. Tendo monitoramento constantemente de lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios. Manter controle diário da qualidade do ar, promover o reflorestamento de áreas degradadas, elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção, controlarem as queimadas (lavouras, pastagens e florestas) no modo de responsabilizar e punir atos a infracionais relacionados a queima, evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico, Manter a preservação de florestas naturais, Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade, Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

Utilização de tecnologia alternativa, ou seja, de tecnologias diferentes que reduzam o consumo de energia, tornem a indústria menos poluidoras e valorizem os resìduos. Precepitador eletroestático: equipamentos industriais, utilizados na recolha de material de gases exaustão. São maquinas de elevado custo e consumo energético, porém, de alta eficácia. Carvão ativado: São filtros de carvão ativado que são utilizados na purificação de gases das empresas, para remover vapores de óleos, cheiros e outros hidrocarbonetos do ar.

5. CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE À POLUIÇÃO

A poluição atmosférica em Campo Grande - MS está cada vez mais preocupante porque causa danos tanto no meu ambiente, quanto na saúde da população. Alguns fatores contribuintes para que os índices de poluição aumentem são os: carros, indústrias, lixo mal coletado e outros.

Importante saber que a frota de veículos em Campo Grande no ano de 2005 era de 220 mil, atualmente essa numeração aumentou para 420 mil, ambos em circulação.

Com essa quantidade de automóveis transitando pela cidade aumenta também os ricos a saúde, pois todo esse CO2 que os carros produzem vai direto para a atmosfera. Para que esses índices de poluição diminua o certo já era ter os carros elétricos em pleno funcionamento no Brasil inteiro, mas como o custo é bastante auto dificulta esse acesso, uma solução para esse problema seria pegar São Paulo como exemplo - que a cada semana uma quantidade de motoristas correspondente a placa do carro trocam o seu automóvel por bicicleta ou meios de transporte coletivos.

6. CONCLUSÃO

De acordo com todos os fatos citados por nós do grupo, o mais correto para a sociedade em relação a poluição, seria necessariamente poder trocar nossos veículos, por meios de transporte mais acessíveis, como por exemplo, os ônibus, pois a sociedade está calcada no transporte individual, na valorização do carro, que é um símbolo de "poder", porém, isso é um fato que gera o desprezo do transporte coletivo por parte das autoridades, tornando-se então essa rede , insignificante.

Portanto, para que obtemos o tal resultado esperado com sucesso, precisamos do apoio e da colaboração de todos, pois com uma quantidade reduzida de carros circulando pelo mundo, reduziremos em massa a quantidade e as consequências de acúmulo de CO2 na atmosfera.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »