Gestao Ambiental
Projeto de pesquisa: Gestao Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARIHARMESTER • 8/5/2014 • Projeto de pesquisa • 690 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O confinamento de bovinos em regime de engorda para abate é uma prática recente, com possibilidade de ampliação pelas vantagens que esta atividade apresenta. Várias são as conveniências pela adoção do confinamento, destacando-se a redução da idade de abate do animal, aceleração do retorno do capital investido na engorda e a redução da ociosidade dos frigoríficos na entressafra.
Os principais fatores para o sucesso dessa atividade estão na linhagem dos animais, no balanceamento dos alimentos ofertados e na qualidade das instalações. Essa atividade também é conhecida como a fase de terminação de bovinos, em que são levados em conta o preço real diferenciado da carne bovina na entressafra, o alto ganho diário de peso e o custo de produção compatível com a expectativa de preço do mercado.
Outro fator de importância diz respeito ao preparo dos animais para o
confinamento, que pretende deixá-los em boas condições para responder a um trato específico e intensivo na forma de ganho rápido de peso. Trata-se, na verdade, de seguir os précondicionamentos sanitário, alimentar e ambiental, destinados a reduzir quaisquer fatores desfavoráveis ao desenvolvimento de ganho de peso do animal, resultando na obtenção de um produto de boa qualidade.
O fator ambiental, relevante para essa atividade, está relacionado principalmente à racionalização do uso de solo, que evita o desmatamento de grandes áreas para a formação de pastagens. Nesse processo de criação intensiva de bovinos, fatores relacionados ao acúmulo de dejetos, geração de resíduos líquidos com altas concentrações de carga orgânica e a possibilidade da proliferação de moscas e mosquitos, podem causar poluição direta desse local, com consequências em toda área de influência indireta, afetando a qualidade ambiental e principalmente pela possibilidade da contaminação dos recursos hídricos. Estes devem ser visto com mais preocupação por parte dos pecuaristas e dos órgãos de fiscalização ambiental.
Neste sentido, a referida pesquisa objetiva verificar como são feitos os manejo dos resíduos sólidos e líquidos e o controle da proliferação de moscas e mosquitos nas instalações de um confinamento de bovinos, pelo estudo dos principais problemas decorrentes dessa atividade no dia a dia.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O solo é a camada superficial da terra, rica em matéria orgânica, na qual as plantas encontram suporte, nutrientes solúveis e água para se desenvolverem. O manejo e a conservação do solo são constituídos pelas técnicas utilizadas no controle do processo erosivo, as quais, em conjunto formam diversos sistemas conservacionistas (ARMANTINO, 2004).
Em qualquer tipo de criação, é importante que se proceda adequadamente a coleta, o armazenamento e o destino dos dejetos dos animais. A forma de coleta está intimamente relacionada com o tipo de armazenamento e o destino que se pretende dar às excreções.
Existem vários sistemas de produção e aproveitamento do esterco, que definem os tipos ou modelos de esterqueiras construídas pelos criadores. O esterco é representado geralmente pela parte sólida dos dejetos, compreendendo as fezes, resíduos de cama e rações com teores de 184 a 40% de matéria seca
...