Gestao Ambiental
Trabalho Universitário: Gestao Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: islandia • 21/10/2014 • 512 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
Durante muitos anos o homem explorou exaustivamente os recursos naturais visando satisfazer suas necessidades básicas e superficiais. As empresas realizavam suas atividades produtivas sem pensar nas condições ambientais, esquecendo-se que os recursos naturais são essenciais para a sobrevivência de toda espécie na Terra, e que eles constituem uma fonte finita.
Muitas conquistas foram alcançadas como o aumento da produção e desenvolvimento de novas e revolucionárias tecnologias, porém isso custou um aumento abusivo do nível de poluição e degradação ambiental, fato que pode ser evidenciado após a Revolução Industrial.
As empresas retiravam matéria prima da natureza de forma irracional e demasiada, e havia muito desperdício na produção. Os resíduos gerados no processo produtivo eram descartados de forma incorreta, causando grandes transtornos ambientais e para a sociedade local.
Segundo Braga (2005) o desenvolvimento da sociedade urbana e industrial ocorreu sem limites, de forma desordenada e sem planejamento, a custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental.
Os problemas ambientais foram se agravando cada vez mais, e a sociedade começou a perceber a necessidade da criação de políticas ambientais para sanar o problema.
Algumas convenções foram realizadas pelas autoridades representantes de vários países, com o intuito de elaborar medidas para redução dos impactos gerados pela produção acelerada das empresas, com isso surgiram várias leis que limitavam a quantidade de poluentes emitidos por elas.
Com o passar do tempo as empresas começaram a perceber que mais do que respeitar a legislação, a adoção de práticas ecologicamente correta no processo produtivo tinha como vantagem a redução de desperdício na produção e uma imagem mais respeitada perante a sociedade, ou seja, elas começaram a perceber que poderiam fazer disso um grande diferencial competitivo no mercado. Assim passaram a se preocupar mais com as condições ambientais e com a saciedade ao seu redor, implementando uma gestão estratégica voltada para a sustentabilidade.
Segundo Braga (2005), a redução na fonte, reciclagem no processo e melhoria na eficiência da utilização de energia podem reduzir a quantidade de insumos necessários ao desenvolvimento dos processos industriais, o que por sua vez, resultará na redução de despesas da indústria.
Hoje para uma empresa sobreviver no mercado é preciso que ela não apenas seja economicamente lucrativa, mas que também seja ecologicamente correta e que se preocupe com a sociedade na qual está inserida.
Segundo o SEBRAE, a busca pelo crescimento econômico não pode ser dissociada da observação e atenuação dos efeitos sociais e ambientais (externalidades) causados pela ação do homem no processo de geração de bens e serviços.
Neste trabalho estudaremos o conceito de sustentabilidade dentro de empresas cujas atividades comprometem diretamente o meio ambiente e consequentemente a sociedade, mas que através de um processo limpo e ecológico conseguem reverter o problema e garantir crescimento econômico com bases fundamentadas nos conceitos de responsabilidade ambiental e social.
Para isso tomamos como base as atividades produtivas da Faber Castell, empresa conhecida mundialmente
...