Gestao Contemporanea
Exames: Gestao Contemporanea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elienejce • 12/9/2014 • 406 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
I - Afinal, quem manda aqui?
1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
A transformação de uma pequena empresa em uma grande organização e a maneira de administrar diferentes tipos de organização, além da diferença de formação entre pai e filhos.
2 – Quem deve “mandar” na empresa?
Deve haver uma conciliação entre os três, porque tanto a experiência prática de Ricardo e o conhecimento acadêmico de Sergio e Alberto são experiências complementares e importantes para uma empresa.
3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Os dois são importantes, mas nas empresas de pequeno porte (pequenas e micro empresas) a administração é um processo mais simples e pode prescindir da educação formal. Nas organizações de grande porte a presença de pessoal qualificado com conhecimento técnico e acadêmico em diversas áreas é imprescindível.
4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?
A contratação de um consultor é necessária porque existem novos desafios (evolução tecnológica, concorrência acirrada, situação financeira delicada) que exigem pessoal qualificado para enfrentá-los. O consultor definiria diretrizes para recuperação da empresa através de reorganização administrativa, redefinição de metas/estratégias de vendas e lançamento de novos produtos. Ricardo poderia ser convencido mostrando que até mesmo grandes corporações já contrataram consultores e executivos com a missão de reverter a aparente irreversível queda nas vendas.
5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.
6 - Quais as conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.
7 – Quais as conseqüências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes?
Principalmente no início, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros porque a experiência prática e conhecimento do mercado de Ricardo seria muito útil aos novos administradores.
8 – Você conhece casos semelhantes a este?
Apesar de não lembrarmos os nomes das empresas, tempos atrás (anos 90) o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre as empresas familiares centenárias.
9 - Em caso afirmativo, qual foi o desfecho?
Algumas empresas familiares não se adaptaram às mudanças e fecharam as portas, aquelas que profissionalizaram sua administração ultrapassaram os cem anos de idade.
...