Gestao De Rh
Artigo: Gestao De Rh. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FABIANASUZART • 20/5/2014 • 3.084 Palavras (13 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
2- PLANO DE TRABALHO......................................................................................... 04
3- CONISERAÇÕES FINAIS........................................................................................06
4- REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS.......................................................................07
5- ANEXOS......................................................................................................................08
INTRODUÇÃO
A importância da existência do Departamento de Recursos Humanos nas organizações e o seu papel não só no processo de admissão e demissão e como o mesmo era visto até pouco tempo atrás, a importância que ele desempenha dentro da organização. Em função da quebra de paradigmas o Departamento de Pessoas e Departamento de Recursos Humanos esta evoluindo para uma política mais humanística dentro das Organizações.
Ao profissional não basta só saber a parte burocrática da empresa, tais como, folha de pagamento, fazer o recrutamento e seleção. Mais do que isso é preciso saber lidar também com a parte estratégica da Organização; mas, muitas vezes o profissional nem sempre tem a formação em RH ou Administração; hoje vemos engenheiros e advogados exercendo esta função. As empresas hoje querem lucro e colaboradores satisfeitos, por isso é importante que o RH lide bem tanto com a parte estratégica como com a parte humana da empresa. É preciso fazer com que os colaboradores sintam-se motivados a exercer a sua função com eficiência. Deve-se então cuidar bem desses colaboradores, enxergar além dos documentos.
PLANO DE TRABALHO
Em um primeiro momento e de grande importância para o aprimoramento e desenvolvimento da instituição, é preciso fazer uma avaliação de forma geral criteriosa e minuciosa dos recursos atuais para que se possam estimar as necessidades futuras, e dessa forma planejar junto com cada setor suas ações de treinamento para a capacitação de mão de obra qualificada e que estes também se tornem multiplicadores dentro da organização.
Num segundo momento colocar em pratica o plano de ação; levantando as necessidades de funcionários, identificar quais profissionais internos poderiam preencher as vagas; elaborar uma planilha onde constassem as experiências, desempenho e potencial de cada profissional interno analisando suas competências; conhecimento, habilidades, atitudes e valores, possibilitando obter uma visão mais abrangente e melhor para adequar quais necessidades de investimentos de cursos ou outros, criando um plano de desenvolvimento individual e assim minimizando tomadas de decisão por pressão por motivos fúteis.
O Plano de trabalho deve ser elaborado considerando as demandas e avaliações dos usuários e o cenário em que estão envolvidos. Quanto maior o envolvimento dos responsáveis por sua execução, maior a garantia de se atingir os resultados esperados, visando o custo beneficio tais como: custo da implementação, custo operacional, a facilidade da implementação, a abrangência e acima de tudo o apoio da gerencia para que dessa forma as novas ações ajudem a reduzir custos e no final avaliar as metas e resultados esperados e alcançados, e em cima destes dados verificarem quais pontos deve ser melhorado.
O mesmo se dará por meio de palestras de conscientização e aplicação de um questionário padronizado para que seja feita uma pesquisa interna no quadro de funcionários, para ouvir suas opiniões e analisar o grau de satisfação ou insatisfação dos mesmos, e será criado um banco de dados com as respectivas informações coletadas.
Para este fim, uma empresa de consultoria deverá ser contratada para a realização das palestras e aplicação dos questionários.
Esta avaliação ocorrerá num prazo de até três (meses) e acontecerá em pequenos grupos de funcionários: grupo dos gestores, assistentes, auxiliares e por fim os demais colaboradores da instituição.
A pesquisa e as palestras serão realizadas dentro da própria organização, em períodos pré-estabelecidos com o diretor geral.
O objetivo com tudo isso é aproveitar melhor o colaborador que já trabalha na empresa, buscar maior motivação interna e estimular a permanência do empregado e sua fidelidade à empresa.
Considerações Finais
Atualmente o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento de Pessoal estão integrados, mas, cada um cumpre o seu papel: o RH é o responsável pela área do Recrutamento e Seleção, por anúncio de vagas, triagem de currículos entrevista com candidatos, com a integração dos funcionários na empresa, parte de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, entre outros. E o DP cuida da parte mais burocrática no relacionamento entre os funcionários tais como: Cálculo de folha de pagamento e benefícios, rescisão contratual, guarda e manutenção de documentos referentes à vida profissional do empregado, aspectos legais da contratação e dispensa de colaboradores, etc.
Diante de tudo isso foi importante a implantação do plano de ação na organização onde se definiu papéis específicos para cada área, tornando-se o clima organizacional mais humanizado, podendo-se perceber que houve uma mudança cultural significativa dentro da empresa, um maior envolvimento por parte dos colaboradores.
a presença do conflito é algo que não pode ser negado, por mais que se tente provar o contrário. No entanto, nem sempre o conflito pode ser considerado como um fator negativo, já que através da diversidade de olhares sobre uma mesma questão é possível estimular a criatividade e consequentemente, chegar a soluções e até mesmo a inovações que podem fazer a diferença tanto para as equipes quanto para o negócio da
...