Gestão De Negócios Internacionais - ADM 5º Semestre
Exames: Gestão De Negócios Internacionais - ADM 5º Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiecida200908 • 10/9/2014 • 5.107 Palavras (21 Páginas) • 454 Visualizações
SUMÁRIO
Etapa 1
1. Introdução 04
2. Internacionalização 05
3. Metodologia 06
4. Empresa Sandálias Havaianas 07
5. Missão, Visão e Valores da Empresa 09
6. Os Slogans 10
7. Dados Corporativos 11
8. Internacionalização das Havaianas 11
9. Preço de Exportação das Sandálias Havaianas 13
Etapa 2
10. Estruturas e Característica do Mercado das Havaianas 15
11. Níveis de Preço e Práticas Comerciais da Empresa Havaianas 17
Etapa 3
12. Estratégia para Busca de Clientes Potenciais 19
13. Estratégia de Distribuição 21
14. Estratégia de Promoção das Havaianas 21
15. Preço de Comercialização das Havaianas no e Exterior 21
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
Plano de Internacionalização da Empresa de Sandálias Havaianas
1. INTRODUÇÃO
Mudanças globais têm levado as empresas à internacionalização crescente de suas estratégias. Ingressar no mercado Internacional deixou de ser privilégio das grandes empresas, atualmente existem instrumentos que tornam viável a participação das pequenas e médias empresas. Neste estudo, analisa-se o processo de internacionalização da empresa de Sandálias Havaianas do Brasil. Este trabalho toma como base empírica o estudo da empresa de sandálias em práticas de internacionalização do setor em foco. As ações graduais em direção ao mercado externo e a prática da exportação são alguns dos aspectos que caracterizam o processo de internacionalização desenvolvido pela empresa estudada.
A internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em diversos setores. Países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, entre outros, demonstram evoluções qualitativas e quantitativas em relação ao processo de internacionalização das empresas por meio do envolvimento acelerado ou gradual com o mercado externo. Apesar de enfrentar várias dificuldades, empresas oriundas de países em desenvolvimento também têm demonstrado a capacidade de competir em mercados globais (ROCHA e ARKADER,2002). No caso brasileiro, a internacionalização das empresas tem se processado de forma lenta e tardia (ROCHA, 2002). Mesmo assim, algumas empresas brasileiras passam por evoluções e experiências significativas em direção ao mercado internacional, principalmente após a abertura da economia nacional, ocorrida na década de 1990. Dentre os setores brasileiros internacionalizados, a cadeia de sandálias apresenta importante papel no quadro geral das exportações brasileiras.
O atual desafio, no entanto, é aproveitar a conjuntura econômica mundial e colocar o Brasil, não apenas em posição de destaque de receptor direto de investimento, mas também de investidor no exterior. Enquanto o primeiro requer, em contrapartida ao recebimento de investimento, a remessa de grandes somas de dividendos para fora do país, o segundo demandará o recebimento desses dividendos pelos empresários nacionais e o reinvestimento desse lucro.
2. INTERNACIONALIZAÇÃO
De forma ampla e abrangente, a internacionalização pode ser definida como um processo crescente e continuado de envolvimento das operações de uma empresa com países fora de sua base de origem. Embora contenha a palavra “processo”, esta definição não indica que a internacionalização deva ser obrigatoriamente composta por características evolutivas através de etapas sequenciais rígidas e impositivas (GOULART, BRASIL e ARRUDA, 1996).Tipicamente, o processo de internacionalização ocorre de forma gradual ou incremental (JOHANSON e VAHLNE, 1977; WRIGHT, KROLL e PARNELL, 2000) devido às incertezas e imperfeições das informações recebidas sobre o novo mercado.
Este processo consiste basicamente de três principais etapas que envolvem decisões não necessariamente sequenciais, que são: estabelecimento de canais de exportação, estabelecimento de subsidiárias de vendas e estabelecimento de subsidiárias de produção no próprio país estrangeiro (JOHANSON e VAHLNE, 1977). A fim de contribuir no entendimento do processo de internacionalização das empresas, Arruda, Goulart e Brasil (1996) apresentam cinco estratégias utilizadas na inserção internacional, a saber:
1. Internacionalização como evolução da capacidade de exportação (tendência das empresas brasileiras): divide-se em três estágios:
1.1 Envolvimento Experimental, onde o comportamento é reativo e de baixo envolvimento com o mercado externo;
1.2 Envolvimento Ativo, no qual as exportações tornam-se regulares;
1.3 Envolvimento Comprometido, o qual corresponde à atuação em diversos mercados e com mecanismos variados, além da exportação, e implica objetivos de longo prazo.
2. Internacionalização como busca de competitividade tecnológica: característica de países como Coréia do Sul e Cingapura, pois, como seus mercados domésticos são pequenos, as empresas se lançaram no mercado externo como fornecedoras de grandes corporações japonesas e americanas;
3. Internacionalização como consequência da capacidade de agregar parceiros: característica das empresas italianas, pois detêm grande habilidade de se apropriarem das tecnologias existentes e adaptá-las a um uso específico na produção de bens de alta qualidade. O melhor caminho apontado por estas empresas para a internacionalização é a cooperação internacional;
4. Internacionalização como consequência de vantagens competitivas no mercado doméstico (empresas multidomésticas): característica de algumas empresas australianas,pois, a partir de suas bases locais, estabelecem uma rede de empresas domésticas assemelhadas que usufruem da tecnologia,
...