Gestão Empresarial 4º Semestre Individual
Artigo: Gestão Empresarial 4º Semestre Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALRODR • 16/5/2014 • 4.574 Palavras (19 Páginas) • 319 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................5
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO.............................................................................5
2.2 ORÇAMENTO GERAL 6
2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 7
2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 8
2.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 9
2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 10
2.7 BALANÇO PATRIMONIAL 11
2.8 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 12
2.9 DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS DE CAIXA 14
2.10 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 16
3. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
Veremos a seguir o entendimento de um tema tão importante para a administração empresarial o Orçamento e suas variações como ferramenta administrativa no dia-a-dia das empresas, auxiliando os gestores a tomar decisões mais seguras, vez que se utiliza também de embasamentos legais principalmente para as questões de tributos, métodos quantitativos para melhor quantificar os valores orçados e também para as comparações entre o orçado e o realizado.
Os temas serão abordados de forma conceitual e explicativa, levando o leitor a conhecer detalhes de como funciona temas tão específicos para determinadas áreas, como a área empresarial. Assim, falaremos sobre conceitos de Orçamento, Orçamento Geral e Orçamento flexível, evidenciando suas diferenças e áreas de atuações dentro das organizações. Pontos positivos do orçamento para a gestão, tomando como exemplo, as análises mais detalhadas das metas traçadas, levando os gestores a tomadas de decisões mais seguras, e as questões tributárias para o orçamento, que norteiam o administrador nas projeções de metas ao elaborar o orçamento da empresa, bem como a isenção e a imunidade tributária abordadas de forma clara e objetiva para que o leitor tenha um entendimento mais sólido a respeito de quem pode e quem não pode receber tais benefícios em relação aos tributos, considerando as questões legais que norteiam cada situação.
O balanço patrimonial e as demonstrações do resultado do exercício mais uma vez sendo trazidos para o leitor de forma simples e informativa, com exemplos simulados para que possa ver o mesmo já com os lançamentos devidos, dando maior clareza a quem recorra à leitura, e enfatizando a sua extrema importância para os administradores, auxiliando também nas tomadas de decisões e como espelho informativo para quem quiser saber da real situação de tal empresa na data em que se elaborem os demonstrativos contábeis. Dentro do balanço patrimonial está contida também a demonstração de fluxo de caixa, que são de extrema importância, vez que indicam a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e ainda o resultado do fluxo financeiro. Ela nos fornece um resumo dos fluxos de caixa relativos a três importantes aspectos da empresa sendo: atividade operacional, atividade de investimento e atividade de financiamento. Permite ainda ao usuário ver como o caixa alterou de um período para o outro, quais contas foram responsáveis por esta alteração e qual foi o resultado obtido com casa atividade deste fluxo.
Por último, falaremos sobre os comparativos do orçado com o realizado utilizando métodos quantitativos para levantar os dados apurados. Tema de extrema importância, vez que mostra a necessidade de se comparar se o que foi planejado inicialmente está se confirmando, ou caso contrário, permitir ao administrador ter uma visão ampla do negócio, de forma dinâmica, possibilitando ao mesmo realizar ajustes nas projeções bem como tomar decisões visando a saúde financeira e administrativa da empresa.
DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO
Podemos definir orçamento como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício. Mais especificamente, é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro(mensal, trimestral, anual, quinquenal) de uma organização. Ele faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizadas em curto, médio e longo prazo, com detalhamento quantitativo de todas as atividades desenvolvidas pela empresa.
Entende-se por se uma expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período específico, bem como plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.
Welsch(1983)
Os sistemas orçamentários são instrumentos que contém planos de negócios par a empresa, compreendendo planejamento e controle das operações e dos resultados da organização. Neles estão esplanadas as opções de metas e objetivos escolhidos para a vida futura da empresa. É assim que devem ser vistos; uma complexa rede de táticas, de determinações e de uso de recursos, voltados para o crescimento da empresa. Assim, para se entender o conceito de orçamento, faz-se necessário ter conhecimento da sua função e atuação no contexto empresarial. Por princípio, o orçamento é antes de mais nada, um atividade financeira que exige a colaboração de todos os departamentos.
O instrumento capaz de proporcionar a qualquer empresa uma visão bem aproximada da sua situação financeira futura é o orçamento empresarial. E o principal benefício trazido com a implementação desse orçamento é maior segurança na tomada de decisões, pois ele antecede as ações a serem executados dentro de cenários e condições preestabelecidas,
...