Gestão Por Resultados
Artigos Científicos: Gestão Por Resultados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedronobre • 18/2/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão por Resultados
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o texto a seguir:
O Brasil hoje já é umas das grandes potências emergentes, um país que busca cada vez mais desenvolver seu potencial, e concomitantemente melhorar a qualidade de vida de sua população, seus cidadãos estão progressivamente se adaptando a estas mudanças e crescendo junto com estas. Dentro deste novo panorama cresce a necessidade de se buscar uma maior qualidade de atendimento a este cidadão mais exigente. No serviço público esta expectativa não poderia ser diferente. Mas o que se verifica ao examinarmos o atual padrão da qualidade dos serviços públicos prestados no país é que este permanece, lamentavelmente, aquém de um serviço público eficiente. Segundo Bresser Pereira (2005, p.24) “Os cidadãos estão-se tornando cada vez mais conscientes de que a administração pública burocrática não corresponde às demandas que a sociedade civil apresenta aos governos no capitalismo contemporâneo.”
1. A qualidade da gestão pública no Brasil é um dos temas estudados no conteúdo. Dentro deste contexto e utilizando os conhecimentos adquiridos na unidade que aborda o gerenciamento por resultados na Administração Pública, apresente um caso concreto que responda à seguinte questão: Como tornar a administração pública brasileira mais eficiente? (2,0 pontos)
R: Existem várias maneiras de tornar a administração pública brasileira mais eficiente, dentre elas pode-se destacar a necessidade da administração pública agir não como se dirige uma empresa, que visa prioritariamente o lucro, e sim o bem comum, uma vez que a sociedade espera que a prestação de serviços governamentais ocorra com qualidade, utilizando racionalmente os recursos do contribuinte.
Precisamos acabar com a idéia de que o funcionário público é privilegiado, a idéia que se tem que ter, é que o privilégio é servir ao público, à cidadania, e devido a isso adquirir a admiração da sociedade pelos bons serviços prestados.
Para que isso ocorra à administração pública deve investir mais na formação profissional do funcionário público, incentivando-o, e oferecendo treinamento adequado, bem como, se torna fundamental estudar os incentivos gerados pelas instituições no comportamento do gestor público.
Contudo torna-se necessário priorizar a avaliação de desempenho mais voltada para a qualidade e eficiência do serviço público, elaborando e divulgando indicadores de desempenho, orientando as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de desempenho mais voltada para o bem comum da sociedade, que está cada vez mais exigente e esclarecida.
2. No estudo da disciplina, verificou-se que a Administração Pública é uma organização que o Estado utiliza para canalizar adequadamente as demandas sociais, que serão atendidas por meio da transformação dos recursos públicos em ações modificadoras da realidade, mediante a produção de bens, serviços e regulações.
Neste sentido, com base nos conhecimentos adquiridos, explique qual o significado real da reforma administrativa e qual é o seu propósito. (2,0 pontos)
R: A reforma Administrativa significa mudança nas leis, nos regulamentos e nas técnicas e formas de trabalho da administração pública, visando à melhoria da eficiência e do atendimento às necessidades da sociedade. Estados democráticos contemporâneos não são simples instrumentos para garantir a propriedade e os contratos, mas formulam e implementam políticas públicas estratégicas para suas respectivas sociedades tanto na área social quanto na científica e tecnológica. E para isso é necessário que o Estado utilize práticas gerenciais modernas, sem perder de vista sua função eminentemente pública.
Como o propósito de preparar a nossa administração para a superação dos modelos burocráticos do passado, de forma a incorporar técnicas gerenciais que introduzem na cultura do trabalho público as noções indispensáveis de qualidade, produtividade, resultados, responsabilidades dos funcionários, capacitação dos mesmos, bem como melhorar sua avaliação de desempenho
...