Ginástica
Tese: Ginástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geisilrodrigues • 1/6/2013 • Tese • 779 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
A partir do século XX, o caráter competitivo passou a ser uma característica marcante, além da finalidade estética, que ganhou notoriedade especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, com o surgimento em massa de academias de ginástica. No Brasil, assistimos no início deste século XXI e foi elitizado como duas praticas, competitivas e acadêmicas.
A origem da ginástica é muito anterior ao século XIX. Para os antigos gregos a ginástica significava a realização de exercícios físicos em geral, ou seja, grande parte dos exercícios que hoje praticamos e conhecemos tem sua origem com a ginástica.A Ginástica para Todos é a única modalidade não competitiva.
A ginástica contemporânea ganhou um caráter esportivizado especialmente a partir do século XX, com a influência inglesa, pois foi o país precursor em imprimir caráter competitivo a várias manifestações da cultura corporal e passou a ocupar grande espaço, com ênfase nas competições e resultados.
A ginástica vem servindo para reforçar os estereótipos de corpo presentes na atualidade, o corpo escultural,
“perfeito”, moldado nas academias ou ainda os esculpidos em horas de treinamento nas ginásticas competitivas. A ginástica, como elemento da cultura corporal, precisa ser tratada sob outras perspectivas, com outros olhares, democratizada. Apontamos para a Ginástica para Todos como possibilidade de resgatar a prática da ginástica numa perspectiva lúdica, desvinculada de modismos, retomando a ideia da “arte” e do prazer de se exercitar, orientada para as questões do lazer crítico, criativo e como direito social.
De acordo com a GPT, a mesma é uma modalidade bastante abrangente. Está fundamentada nas ações gímnicas e devem ser presentes, porém, integrando vários tipos de manifestações e elementos da cultura corporal, tais como danças, expressões folclóricas, jogos, dentre outras, expressos através de atividades livres e criativas. Tem objetivo promover o lazer saudável, proporcionando bem estar aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, mas respeitando as individualidades não existindo limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, apresentando neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Os principais objetivos da GPT são: Participação do maior número de pessoas em atividades gímnicas, criar possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas, Ajudar na auto-superação individual e coletiva e promover o intercâmbio sociocultural.
Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer
Manter e desenvolver o bem estar dos praticantes e oportunizar a valorização do trabalho coletivo
sem esquecer a individualidade.
A prática da GPT é um processo constante de construção de um trabalho gímnico, no qual pode existir a oportunidade de formação e transformação dos indivíduos participantes.
Outro fator importante se diz respeito às diferenças entre a GPT e as ginásticas competitivas, que não podem ser vistas de forma rígida, pois convivem interligadas na sociedade e exercem influências uma sobre a outra.
Não existem receitas
...