TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica

Trabalho Universitário: Ginástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  2.290 Visualizações

Página 1 de 3

Discentes: Fernando Santana, Igor Macedo, Paulo Rocha

GINÁSTICA DINAMARQUESA

Itabuna,

2014.

Discentes: Fernando Santana, Igor Macedo e Paulo Rocha.

Ginástica Dinamarquesa

Trabalho requerido pelo Docente Marcus na matéria de Metodologia do Ensino da Ginástica do Curso de Educação Física Bacharelado 3º Semestre

Itabuna,

2014.

GINÁSTICA ESCOLA DINAMARQUESA

Desde 1801, a Dinamarca já era considerada pioneira em sua região por estimular os exercícios físicos e foi o primeiro lugar a incluir a Ginástica nas escolas. No ano de 1928, tornou-se um ensino obrigatório no país (OLIVEIRA, 1985).

A partir de 1915, uma nova modalidade de ginástica ganhou destaque, a ginástica Dinamarquesa. O método Dinamarquês teve início por volta do ano de 1920 e seu principal influenciador foi o professor Niels Burk, que criou a Escola de Ollerup.

Burk observou que a classe mais populosa da Dinamarca naquela época era a população agrícola e, em função disso, ele notou que as pessoas que viviam nessas regiões criaram vícios posturais decorrentes do trabalho no campo. Segundo ele, esses trabalhadores rurais possuíam corpos ``defeituosos``, o que, consequentemente, não caracterizava um corpo são e com espírito sadio.

Em função disso, Niels deu origem à Ginástica Básica, também conhecida como Ginástica Fundamental ou Ginástica Racional. Seus estudos logo se expandiram por toda a Europa e foram aderidos por diferentes classes sociais.

Durante esse período, o método Sueco era o mais conhecido na Europa, com características militares que adotavam posturas mais rígidas. Já Burk defendia a execução dos exercícios com movimentos mais suaves e naturais, com o intuito de eliminar os defeitos posturais.

Para isso, ele classificou seus exercícios em três modalidades:

- Geradores de flexibilidade: Para aumentar as condições funcionais, gerando mais mobilidade e estabilidade às articulações. Os exercícios eram executados sobre aparelhos com pesos, resistências e oposições. São desenvolvidos exercícios para a cintura, movimentos laterais e exercícios dorsais;

- De força: Para aumento da potência muscular. São realizados exercícios para o pescoço, abdominais e dorsais;

- De destreza: Com o intuito de melhorar a velocidade, habilidade e coragem. Exercícios ordenativos e exercícios atléticos fazem parte deste grupo.

Surgiram na Europa diferentes formas de encarar a ginástica, que deram origem aos métodos ginásticos da Alemanha, França, Inglaterra, Suécia e Dinamarca. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com