Gravadora
Por: caueuelinton • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo Bauru-SP
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Desafio Profissional
Disciplinas:
- Técnicas de Negociação
- Comportamento Organizacional
Rafael Reali RA: 2810694922
Leonardo RA: 2867932953
Uelinton Porfirio Barbosa RA:2803861176
Espedito Tiburtino RA: 2855175670
Daniel Carlos de Souza: RA: 2810719145
Tutor a Distância: Fabio Toshio Ochiro
Anhanguera Educacional
2015
O perfil dos moradores é de tranquilidade e em sua maioria pessoas da terceira idade que prezam pela calmaria do local. Quando os moradores tomaram conhecimento de que uma empresa se instalaria nas procimidades, entraram com um pedido/manifesto junto a prefeitura contra a gravadora. À frente da comunidade está o Sr. Carlos Henrique líder da associação de moradores. A prefeitura por sua vez, solicitou a gravadora um porta voz, Sr. Jorge Andrade, para negociar com os moradores.
Mapeamento do Perfil
Os negociadores tem perfis distintos. O Sr. Jorge Andrade, representante da gravadora, é um extrategista de negocios com experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo nessa negociação é conseguir a instalação da gravadora no bairro com a alegação de que o progresso é inevitável.
Já o representante da Assossiação dos moradores, Sr. Carlos Henrique, é um administrador por formação. Nessa negociação seu objetivo é impedir a instalação da gravadora com os argumentos de pertubação da ordem pública, segurança e falta de infraestrutura de trânsito. Preza pela tranquilidade do bairro onde a maioria dos moradores são idosos.
Habilidades Essenciais Dos Negociadores
O Sr. Jorge Andrade tem um estilo cordial e amigável. Mantem um bom relacionamento entre funcionários e direção. Nessa negociação ele colocará em prática suas qualidades como a paciência e diplomacia usando o tempo para conseguir informações e poder. Sr. Jorge usará da visão sistêmica para compreender o todo.
A Associação de moradores, através de seu lider Sr. Carlos Henrique, tem um estilo confrontador e ardiloso. Ele é restritivo agindo conforme seus interesses e não suscetível a coersão. Como tem a idéia fixa de não deixar a gravadora se instalar no bairro usará um número grande de informações com muitos detalhes para cansar o oponente.
Análise da situação / Planejamento
A gravadora já tem propostas para os problemas reclamados como por exemplo na questão do barulho que a empresa pode produzir. Nesse ponto o Sr. Jorge Andrade explica que a gravadora dispõe de tecnologia para não propagar qualquer som para fora do estabelecimento. O problema do trânsito poderá ser resolvido com projetos de sinalização, semáforos e uma via de retorno.
Barulho – O Sr jorge Andrade convida alguns moradores para conhecer a mattriz da gravadora com o objetivo de mostrar que uma gravadora de músicas tem a tecnologia de conter o som dentro de seu ambiente com diversos recursos acústicos.
Transito – Nesste ponto, o negociador e a empresa, tem planos de viabilizar um acesso e retorno de veículos já que o bairro fica próximo a uma rodovia. Isso impedirá um fluxo grande de veículos dentro do bairro. Tem planos também de melhorar a sinalização e implantação de semáforos.
Segurança - Nessa questão vigias farão ronda 24 horas e a ideia de uma base policial nas proximidades é considerada.
Resultado da negociação
A Gravadora tem uma cultura de plano de carreira. Trata-se de uma empresa organizacional com liderança participativa. Com a criação de uma nova filial, os coloboradores estão anciosos por promoções e para iniciar suas atividades em uma nova cidade. Contudo, devidos aos manifestos dos moradores, a situação ficou tensa na empresa com funcionários inseguros e desmotivados. Houve uma redução de produtividade e os funcionários que estavam praticamente promovidos ficaram receosos.
Prévia da Negociação
Na primeira reunião os problemas levantados pelos moradores com a vinda da gravadora foram expostos.
O Sr. Carlos Henrique expressa sobre o barulho que essa empresa poderá trazer,
a falta de estrutura do bairro para recebe-la, problemas de trânsito para e a preocupação com segurança.
Os moradores reclamam que esse empreedimento irá trazer prejuizos a população do bairro tendo como proposta que busquem um outro local.
Em contrapartida, o Sr Jorge rebate de forma cordial, que a empresa possui tecnologia de ponta para conter qualquer tipo de som no ambiente de gravação e que as pessoas estão com uma ideia errada de como funciona uma gravadora. Ele amigavelmente se oferece para levar os líderes dos moradores para conhecer a matriz e testemunhar seu funcionamento. Ele ainda apresenta uma ideia da implantação de um espaço apropriado para a prática de exercícios ao ar livre, direcionada ao público da terceira idade, pois é conhecedor da Lei de responsabilidade Social.
...