HABILIDADES DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
Seminário: HABILIDADES DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielaschmidt1 • 4/11/2014 • Seminário • 384 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Segundo Maximiano, Antônio Cesar Amaru (2009,p.13-14), competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes inerentes ao profissional administrador, elas se desenvolvem a partir das experiências adquiridas no ambiente profissional, escolar e convivência familiar e social. São divididas em quatro competências principais:
2.1 COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS
É a aplicação de suas habilidades intelectuais, é a forma como o administrador irá aplicar seus conhecimentos, será utilizada para elaboração de conceitos, fazer análises, planejamentos, definição de estratégias e tomada de decisões.
2.2 COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS
São competências utilizadas pelo administrador para liderar sua equipe, quanto maior sua posição dentro da organização as competências interpessoais podem ser mais importantes e necessárias que as competências técnicas.
2.3 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
È o conhecimento da atividade específica do administrador, para liderar e orientar uma atividade o líder precisa conhecer o como e para que realizá -la.
4 AS COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR
De acordo com Maximino, Antônio Cesar Amaru(2000 p.41 á 45), para ser bem-sucedido, o administrador precisa desenvolver quatro competências duráveis:
4.1 O CONHECIMENTO
É o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências e aprendizagens do administrador. Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e inovação que ocorrem velozmente, o administrador deve atualizar-se e renová-lo continuamente. Isso significa aprender a aprender, ler, ter contato com outros profissionais e reciclar-se continuamente para não se tornar obsoleto e ultrapassado.
4.2 HABILIDADE
É a capacidade de colocar o conhecimento em ação, transformar a teoria em prática, aplicando o conhecimento na análise das situações, na solução dos problemas, na inovação e na condução do negócio. Não basta apenas possuir o conhecimento; tornar-se necessário saber como utilizá-lo e aplicá-lo.
4.3 JULGAMENTO
É a capacidade de atribuir valores e prioridades. O julgamento torna o administrador capaz de analisar e diagnosticar situações e de propor soluções criativas e inovadoras. Conhecimento e habilidades dependem do julgamento de como aplicá-los em cada situação.
4.4 A ATITUDE
O Administrador deve ser agente de mudanças. Tornar a organização mais competitiva. Envolve mudança de mentalidade, cultura e processos
REFERÊNCIAS
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Fundamentos da Administração 2° Edição/2009 São Paulo
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução a Administração 5° Edição/2000 São Paulo
...