HABILITANDO muita aparência, muitas maneiras e um grande desafio
Seminário: HABILITANDO muita aparência, muitas maneiras e um grande desafio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: exames • 13/12/2013 • Seminário • 757 Palavras (4 Páginas) • 517 Visualizações
Resumo do livro: INCLUSÃO muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio
Devemos incluir os alunos com necessidades especiais de forma completa ao nosso alcance, tanto na questão do aprendizado, que e dar possibilidade para ele aprender como na questão social, proporcionando a convivência tranquila entre o aluno com necessidades especiais e os considerados normais para que aja interação, evitando o preconceito e que ele se sinta capaz.
Os alunos que possuem algum tipo de restrição tanto motora como comportamental conseguem realizar e / ou aprender o que for proposto mas em ritmo mais lento. Quanto mais cedo começar reeducação psicomotora do individuo melhor será o comportamento dele na escola e com a família, em alguns casos necessita de um profissional para ensina-lo a reeducação e deve-se tomar as devidas atenções com o tempo, ambiente, tipo de necessidade e faixa etária do individuo, proporcionando a ele, entre outras coisas, confiança e prazer em aprender.
Para se trabalhar música precisa-se de noção de pulso e ritmo e também precisa ser vivenciada com o corpo. O Método Dalcroze foi criado por Emille Jaques Dalcroze que se caracteriza pela realização expressiva do ritmo através dos movimentos corporais, para ele a musica deve ser um treinamento que reintegre corpo e mente.
É um pouco difícil a aceitação da família quando chega uma criança especial, por este motivo devem ser bem preparados para superar o choque, precisa ser trabalhado o vinculo afetivo e principalmente o apoio de um profissional e também de outras famílias que tiveram filhos especiais para que os ajude a lidar com a situação. A forma como a família recebe a noticia também pode influenciar em uma melhor aceitação ou ate mesmo na negação.
O professor da pessoa com necessidade especial tem que trabalhar com ele a independência com finalidade de trabalhar a cognição, sua inteligência que existe, mas com ritmo lento. Assim como o professor de educação física que também tem um papel muito importante, pois a educação física auxilia na sua socialização.
A escola não deve apresentar déficits quantitativos e qualitativos, ela é o meio onde a criança retira recursos para atuar através das condutas educativas disponíveis a ele. O ambiente escolar deve ser planejado e estruturado. Precisa-se interagir a família com a escola para uma boa vivência social.
É importante capacitar toda a equipe de funcionários da escola para o trabalho com crianças com necessidades especiais, pois facilita o conhecimento e habilidade na prática de ensino e melhora a confiança do profissional quando tiver que lidar com este aspecto. Enquanto as práticas educacionais usadas com as pessoas com necessidades especiais é fundamental que valorize o individuo conhecendo ou não suas capacidades e incapacidades. A esperança da educação especial é de que o individuo possa participar livremente dos aspectos sociais, religiosos, estéticos e científicos de sua cultura ate os limites da sua capacidade.
O educador inclusivo tem que ser responsável para garantir ao indivíduo o direito a educação, transmitir conhecimento e também afeto, precisa estar disposto a conhecer os procedimentos pedagógicos atuais para avaliar as mudanças necessárias de métodos de recursos específicos, tem que procurar saber da vida familiar deste aluno
...