HIDROSTATICA E CALORIMETRIA
Trabalho Escolar: HIDROSTATICA E CALORIMETRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandersondino • 16/5/2014 • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
ETAPA 2 DA ATPS DE HIDROSTATICA E CALORIMETRIA
PRINCÍPIOS DE PASCAL E ARQUIMEDES
TEMPERATURA E MEDIÇÃO DE TEMPERATURA
PASSO 1
Uma casa que tem sua caixa d’água 6 m acima do nível da rede pública ou nível da rua necessitaria de uma pressão mínima para que a água “suba” até a caixa d’água de :
P1-P2 = Patm + ᶴ . g . (h2-h1)
P1-P2 = 1,01.10^5 + 0,998.10^3 . 9,8 . 6
P1-P2 = 1,6.10^6 Pa.
A pressão mínima que a água da rede pública teria que ter para abastecer essa caixa seria de 1,6.10^6 Pa.
PASSO 2
Um reservatório, praticamente padrão, utilizado nas residências que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, para armazenamento da água que vem da rua para distribuição na casa, a água tem seu nível controlado por um sistema chamado de sisterna, evitando assim que ocorra qualquer tipo de transbordamento e também que falte água, esse sistema é composto por uma boia e um tampão , que quando o nível de água chega ao seu máximo, o tampão fecha a passagem de água, assim impedindo que a água transborde, e de acordo com o uso da água, a passagem é aberta para que o reservatório volte a ser completo, por conta da bóia que acompanha o nível da água.
PASSO 3
Componentes de baixo custo usados para construção de um sistema de aquecimento solar:
Componente
Quantidade
Placas
2
Reservatório
Tubos 32 mm
4m
Tubos 20 mm
4m
Registro de esfera
1
Adaptador 32 mm 1″
1
Joelhos
6
Caps
4
Flanges 1″
2
Flanges 3/4″
2
Flange 1/2″
1
T chuveiro
1
Torneira de bóia
1
Pescador
1
Dimmer
1
Haste de acionamento do dimmer
1
Adesivo Plexus 310**
90g
Pintura ***
100g
Fio de fixação, cobre 2,5 mm
3m
Aplicação do sistema na residência:
No reservatório, por ser mais pesada que a água quente, a água fria ficara no fundo do reservatorio. Baseado nessa lei da física é que foi criado o reservatório térmico (de baixo custo) desse Aquecedor Solar de água.
O reservatório é alimentado pela água da rede pública A (água fria) por uma torneira de bóia. Essa água é direcionada para o fundo do reservatório por um tubo (redutor de turbulência) encaixado na torneira de bóia.
Esse tubo, além de direcionar a água fria direto para o fundo do reservatório, tem a função de evitar turbulências, misturando momentaneamente as camadas de água quente e fria.Pela conexão 1 a água (fria) sai do reservatório para os coletores, e depois de aquecida nesses coletores pela irradiação solar, retorna para o reservatório pela conexão 2 para ser armazenada "quente" e ficar disponível para consumo pela conexão B através de uma bóia pescador, cuja função é captar a camada superior de água de dentro do reservatório (mais quente).
PASSO 4
A instalação do equipamento solar é extremamente importante para o seu bom funcionamento, sendo indispensável uma orientação técnica especializada, para a sua execução. A placa coletora é a responsável pela captação da energia solar , sendo o principal componente do equipamento. Em sua instalação, devem-se evitar locais sujeitos a sombreamento, viabilizar sua orientação para o norte geográfico e inclina-lo adequadamente, conforme a latitude local e o período de maior utilização do sistema.
TIPOS DE INSTALAÇÃO
Existem dois tipos de instalação do sistema de aquecimento solar que são definidos pela forma de circulação da água entre o reservatório e coletor solar podendo ser natural ou forçada.
Circulação livre ou Termosifão
Os Aquecedores solares instalados com Circulação Natural ou Termosifão são de extrema confiabilidade e
baixíssima manutenção, mas exigem um cuidado maior no seu projeto e instalação.
Termosifão é o nome dado ao movimento que ocorre dentro de um circuito hidráulico fechado, quando a água é aquecida, sofrendo variação em sua densidade. A água aquecida fica mais leve (menos densa) e tende a subir e a água fria, mais pesada ( mais densa), tende a descer, promovendo um movimento natural, e formado camadas térmicas de água
...