TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL

Exames: HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................3

2 DESEMVOLVIMENTO.......................................................................4

3 CONCLUSÃO......................................................................................8

4 REFERÊNCIAS...................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A historia da contabilidade tem uma visão muito importante desde o inicio dos tempos; é de fundamental importância para todo mundo, independente de classes, raças ou nações.

A contabilidade é usada todos os dias de diferentes formas, os primeiros registro contábeis eram feitos de fichas de barro e esses guardados em receptáculo também de barro, essas fichas eram usadas de uma forma muito interesante que veremos a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

A cidade de Uruk na Antiga Mesopotânia era o centro da civilização Sumeriana e la os proprietários de fazenda, comercio e etc... usavam as fichas de barros para controle de seu patrimônio e essas eram usadas da seguinte forma: cada ficha representava um patrimônio e quando esses era emprestado usava dois recpientes para controle, um representava o seu estoque e o outro o seu direito, tornando assim um duplo registro de transação.

Sabemos que o homem sempre esta atras de novos investimentos ou novas atualidades, sendo assim ele buscou depois da ficha de barro , a criação de tábuas com escritos cuneiformes. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade. Na Mesopotânia surgiu o primeiro registro patrimonial, era a origem do livro diário.

O papiro primeiro livro contabil era colhido nas margens do grande rio e era nele que os escribas registravam seus movimentos, então os Fenícios tiveram uma expansão na sua rede de comércio e desemvolveram as trocas em base monetaria simplificando os registros por símbolos.

Seg: Maria de Fátima Oliveira Martins

O pensamento contábil tem início com otrabalho de Lucca Paccioli, e evolui com osurgimento de várias Escolas e muitas teorias. Aprimeira escola de Pensamento Contábil foi aContista, no Século XVIII, cuja idéia central era o mecanismo das contas. A escola Personalista surgiu no século XIX, tendo como enfoque dar personalidade Às contas. Visava a explicar as relações pessoais de devedores e credores. A escola Neocontista evidenciava que o objeto da contabilidade estava

representado pela riqueza do Patrimônio, passando a contabilidade a ser a Ciência do Controle Econômico. Esse pensamento contribuiu para o estudo da análise patrimonial e dos fenômenos ligados à gestão empresarial, bem como para o surgimento da escola Controlista

que idealizava o objeto da contabilidade como o controle da riqueza administrativa. Exercido pela contabilidade não constitui seu

objeto, mas apenas um de seus instrumentos, gerando, assim, novas concepções de pensamento contábil, como a da escola Aziendalista cuja base é a economia aziendal. A Lopes de Sá conceitua aziendas como sistemas organizados que visam a atingir um fim

qualquer. Contabilidade, e talvez pela primeira vez, a contábil avança em relação às necessidades e complexidades da sociedade. Essa fase pode ser considerada como a fase áurea que durou até

os primeiros vinte anos do século XX. As discussões contra o pensamento aziendalistas originou a escola Patrimonialista que defendia a idéia do patrimônio como um grandeza real, que se modificava com o desenvolvimento de atividades econômicas.

Maria de Fátima Oliveira Martins

Com o desenvolvimento da democracia grega, os governantes eleitos passaram a ter que prestar contas de como utilizavam os recursos públicos, através de demonstrações contábeis inscritas em pedra.

Os romanos faziam o maior e mais desemvolvido imperio das antiguidades expandiaram por toda a Europa, comquistaram nacões e um SISTEMA JURIDICO DE CONTABILIDADE ORGANIZADA. Os antigos romanos se preocupavam em registrar cuidadosamente o seu patrimônio pessoal, utilizando tábuas de cera gravadas com estiletes pontiagudos para rascunhos, que em seguida eram transcritos para papiros ou pergaminhos. De alguns destes escritos, denominados ratio, surgiu o livro Razão atual.

A nível de administração governamental, os romanos tinham a figura do Contador Geral do Estado, que controlava as finanças imperiais, e era um dos mais importantes funcionários da máquina estatal.

Os arabes invadiram a peninsula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com