HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL
Tese: HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: karenbrandaovivi • 29/9/2013 • Tese • 545 Palavras (3 Páginas) • 562 Visualizações
1.1 HISTORIA DO SEGURO NO BRASIL
Em decorrência das constantes variações climáticas, perigos da vida e com o intuito de controlar os riscos, foi criado o seguro.
No Brasil o seguro desenvolveu-se com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos. A primeira seguradora a atuar no país foi a Boa-Fé, porém as seguradoras eram controladas por legislações portuguesas.
Após o advento do Código Comercial Brasileiro surgiram inúmeras seguradoras que operavam com seguros marítimos e terrestres.
Com a expansão do mercado de seguros no Brasil as seguradoras estrangeiras começaram a investir no mercado brasileiro e por volta de 1862 surgiram às primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. Foram transferidos para as matrizes destas seguradoras todos os lucros decorrentes de prêmios cobrados, sendo assim com a intenção de proteger a economia do país em 1895 foi criada a Lei 294, onde se regia que todas as reservas técnicas das seguradoras estrangeiras deveriam ser aplicadas no Brasil. Porém após aplicação desta lei muitas sucursais ficaram descontentes e foram fechadas.
Em 1966 foi criado a Superintendência de Seguros Privados como órgão fiscalizador de operações de seguro, estabelecendo o Sistema Nacional de Seguros Privados.
1.2 CONCEITO DE SEGURO
Com o intuito de controlar os riscos, o segurador mediante contrato indeniza o segurado na ocorrência de fatos danosos a vida, direitos ou patrimônio do mesmo.
O município de Salto do Lontra/PR tem previsto para 2012 um orçamento de $ 24.627.525,00
1.3 SEGURO DE AUTOMOVEL
A principal função do seguro de automóvel é garantir ao contratado o pagamento de seus direitos devidos, em caso de indenização por perda total do automóvel, mediante o pagamento da franquia informada no ato contratual.
Termos técnicos:
Os termos mais utilizados e de maior importância na apólice de seguros são:
• Coberturas Básicas: Estas são as coberturas que cobrem os riscos básicos, são as que independem de qualquer outra para serem contratadas;
• Coberturas Adicionais: são as coberturas que são adicionadas as coberturas básicas;
• Cobertura Total: Cobertura que assegura contra os riscos como, colisão, incêndio e roubo. Esta é uma das coberturas mais comercializadas.
• Cobertura Parcial: Cobre somente incêndio e roubo, não assegura contra colisão, em função disto não é muito procurado, pois o índice de colisão é muito elevado;
• Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa: Cobre somente veiculo de terceiro, ou seja, pessoa que envolve em uma colisão com o segurado, esta cobertura não assegura contra roubo, furto ou colisão com perda total;
• Bônus: É uma bonificação, desconto para os segurados que não tenham utilizado o seguro durante vigência;
• Franquia:
...