HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
Trabalho Escolar: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naya20 • 10/3/2014 • 376 Palavras (2 Páginas) • 3.446 Visualizações
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1) Por que protestantes e católicos no século XVI passaram a se interessar pela ação pedagógica?
A principal conseqüência foi a transferência da escola para o controle do estado, nos países protestantes. Mas não consistia ainda em uma escola publica leiga, obrigatória, universal e gratuita como entendemos a de hoje. A educação publica destinava-se em primeiro lugar as classes superiores burguesas e, de forma secundaria, às classes populares, às quais deveriam ser ensinadas, especialmente, a doutrina cristã reformada.
2) Que diferenças existem entre a pedagogia do renascimento e idade moderna?
A pedagogia realista prefere o rigor das ciências da natureza e tentar superar a tendência literária e estética do humanismo renascentista, por considerar que a educação deve partir das coisas e não das palavras. A pedagogia moderna exigirá então uma nova didática. Segundo Aranha, a escola moderna, em consonância com seu tempo, propõe se uma tarefa: se há método para conhecer corretamente, deverá haver para ensinar de forma mais rápida e mais segura. A idade moderna compreende o período de 1453 a 1789 no qual predominou o regime absolutista concentração do poder no clero e na nobreza, esse regime findou com a revolução francesa que defendia os ideais de liberdade igualdade e fraternidade contra os privilégios hereditários da nobreza visando assim a ascensão dos burgueses que propõe a igualdade de direitos e oportunidades , fundamentos no liberalismo.
3) Quais são as necessidades da educação decorrentes fenômeno de urbanização e crescimento industrial no século XIX?
No século XIX, se afirma o aspecto nacional, de caráter cívico ao ensino de cada país, em forma de educação patriótica e nacional.
O impacto da revolução industrial neste século origina a concentração de grandes massas de população e a necessidade de cuidar de sua educação. Assim houve um continuo esforço para efetivar a educação do ponto de vista nacional do qual procedem aos sistemas nacionais de educação e as grandes leis de instrução publica de todos os países europeus e americanos. Varias transformações foram ocorridas no século XIX com mudanças nas relações de produção com o sistema fabril; aplicação de conhecimentos científicos na agricultura ampliando produtividade: introdução de novas fontes de energia como a eletricidade e o petróleo acentuado o deslocamento da população do campo para as cidades.
...