HISTÓRIA DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO GREGA
Dissertações: HISTÓRIA DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO GREGA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Enelram • 15/11/2014 • 509 Palavras (3 Páginas) • 10.112 Visualizações
1. HISTÓRIA DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO GREGA
Os gregos foram os responsáveis pelo desenvolvimento de algumas ciências, como a medicina e a matemática.
Assim como outros povos, os gregos utilizavam um sistema de numeração de base 10. O mais antigo desses sistemas, que data do Período Micênico, baseava-se na combinação e repetição de símbolos para a unidade, a dezena, a centena e o milhar:
1 ⎪
10 ̶
100 ο
1000
A representação numérica se dava pela simples composição de símbolos. Em geral, raramente se ultrapassava o número 10 000.
Aproximada mente 3.300 anos atrás os gregos fizeram alterações no sistema numérico que usavam, no qual os números eram representados pelas letras iniciais dos seus nomes. A partir das mudanças, surgiu o novo sistema numérico, onde possuía todas as letras do alfabeto grego mais três letras do alfabeto fenício que eram utilizadas como símbolos numéricos.
Pode-se dizer que o sistema de numeração grego era dividido em dois sistemas principais de numeração, a numeração ática e a numeração jônica.
2. SISTEMA DE NUMERAÇÃO ÁTICO (ACROFÔNICO)
O sistema de numeração ático também se baseava na combinação e repetição de símbolos para a unidade, a dezena, a centena e o milhar.
Nesse sistema os números de um a quatro eram representados por riscos verticais e repetidos (Ι = 1), para o número cinco adotou-se um novo símbolo (Γ = 5), para os números de seis a nove, o sistema ático combinava o símbolo do número cinco com riscos unitários.
Para números de base 10, as letras iniciais das palavras gregas correspondentes eram usadas: Δ para 10 (deka), Η para 100 (hekaton), Χ para 1 000 (khilioi) e Μ para 10 000 (myrioi). Para 50, 500 e 5 000, os gregos escreviam: .
Os símbolos eram reperitos quantas vezes fossem necessárias para representar o número desejado.
3. SISTEMA DE NUMERAÇÃO JÔNICO (ALFABÉTICO)
O sistema de numeração jônico é um sistema aditivo de base dez, aproveita-se a sequencia das letras do alfabeto para representar as unidades, as dezenas e as centenas. Além das vinte e quatro letras do alfabeto grego clássico, três letras arcaicas do alfabeto fenício são utilizadas: o stigma (ϛ), o koppa (ϙ) e o sampi (ϡ). Um pequeno sinal, semelhante ao acento agudo é colocado no alto e à direita da sequencia de símbolos, avisava que as letras precedentes eram numerais:
1 αʹ 10 ιʹ 100 ρʹ
2 βʹ 20 κʹ 200 σʹ
3 γʹ 30 λʹ 300 τʹ
4 δʹ 40 μʹ 400 υʹ
5 εʹ
...