Heterose
Projeto de pesquisa: Heterose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: azzolini23 • 29/6/2014 • Projeto de pesquisa • 582 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
1. Introdução
Não deixa de constituir uma ingenuidade a ideia que prevalece no homem comum de que as plantas que cultivamos sempre tiveram a aparência que hoje apreciamos nelas. Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina a maior parte das plantas cultivadas atualmente são bem distintas das espécies selvagens que lhes deram origem.
Já tivemos oportunidade de comentar as grandes diferenças entre o milho e o teosinto, a planta selvagem que se acredita tenha sido o ancestral daquele importante cereal. Outros exemplos, mais familiares a todas as pessoas, podem ser citados para mostrar como as plantas cultivadas vão gradualmente se afastando das plantas das quais elas provêm. Assim, a acelga e a beterraba, duas plantas aparentemente tão distintas, originaram-se de um mesmo ancestral selvagem. Por essa razão, do ponto de vista científico a acelga e a beterraba são a mesma espécie, Beta vulgaris (Amaranthaceae, antes Chenopodiaceae). Outras plantas alimentícias muito distintas na aparência e que provieram de um ancestral selvagem comum são a couve, o repolho, a couve-flor e a couve-de-bruxelas. Todas essas culturas correspondem a uma única espécie, Brassica oleracea (Brassicaceae).
Pode-se dizer que o melhoramento genético praticado pelo homem iniciou-se simultaneamente à fase de domesticação das plantas, há cerca de 9.000 anos. A domesticação e o consequente cultivo de um grande cultivo de indivíduos de uma espécie permitiu a aproximação de muitas espécies selvagens, que passaram a trocar genes com as plantas cultivadas, resultando daí uma variação muito grande nos descendentes, devido aos cruzamentos espontâneos que então ocorriam. A partir dessa rica variação, o homem primitivo pôde iniciar uma seleção, que deve ter-se baseado numa experiência e observação que gradual e lentamente se acumulavam.
Com o início da seleção, iniciou-se o acumulo de linhagens que diferiam um pouco dos ancestrais selvagens. Devido ao isolamento entre as populações humanas, tais linhagens se concentraram durante algum tempo numa área restrita. Com as guerras, o comércio e as viagens empreendidas a distância cada vez maiores, as linhagens melhoradas tornaram-se cada vez mais dispersas, com oportunidades adicionais de hibridação e seleção.
O melhoramento empreendido pelo homem, desde as mais remotas épocas da agricultura, permitiu que gradualmente as culturas se tornassem mais produtivo. Além disso, o melhoramento introduziu mais facilidades para a colheita, desenvolveu variedades nas quais os frutos e as sementes não se destacam das plantas-mães etc.
Em época recente, o melhoramento possibilitou a mecanização das lavouras, o que contribuiu significativamente para um rápido aumento da produtividade agrícola. O melhoramento genético contribuiu para a rápida ascensão do homem à condição civilizada, ao mesmo tempo em que possibilitou o grande aumento da população humana.
2. Desenvolvimento
2.2 Heterose
É a superioridade média dos filhos em relação aos pais, independente da causa (Vigor Híbrido). Se aplicar ao
...