Hidrocarbonetos
Artigo: Hidrocarbonetos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anasor123 • 9/4/2014 • 953 Palavras (4 Páginas) • 1.092 Visualizações
Hidrocarbonetos
A estrutura das moléculas dos hidrocarbonetos baseia-se na tetravalência do carbono, isto é, em sua capacidade de ligar-se, quimicamente, a quatro outros átomos, inclusive de carbono, simultaneamente.
Resumo:
Em três tubos de ensaio foram analisados compostos químicos quanto sua densidade e solubidade, logo após em outros tubos de ensaio foram observados a presença de oxigênio nos compostos devido a coloração obtida com adição de cristais de iodo. No bico de bunsen pudemos observar a combustão completa e incompleta a partir do controle de entrada de ar.
Introdução:
O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade e densidade de algumas substâncias, a presença e ausência de oxigênio em alguns compostos orgânicos e a combustão completa e incompleta através do bico de bunsen com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinados reagentes, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descrevidos.
O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. Algumas substâncias são apolares. Tolueno e hexano são compostos químicos apolar. Devido à existência de substâncias polares e apolares, há uma regra, para verificar se as substâncias podem se dissolver. A regra é: “o semelhante se dissolve no semelhante”. Isto significa que se está tentando dissolver um soluto polar, um solvente polar deve ser usado, e de modo semelhante, se ele está tentando dissolver um soluto apolar, um solvente apolar deve ser usado.
O iodo é um sólido altamente volátil em temperatura ambiente, tendo uma aparência e coloração próxima ao negro. Já seu gás apresenta cor azul-violeta de odor irritante. Não se dissolve facilmente em água, ao contrário do que ocorre quando em contato com compostos como o dissulfeto de carbono, tetra cloreto de carbono e clorofórmio, legando a esses elementos coloração violeta. Ao ser dissolvido em álcool ou éter, forma soluções de cor marrom devido a presença do oxigênio.
Examinamos o bico de gás, identificando a suas partes. Acendemos o bico de gás e observamos as chamas com a entrada de ar fechada e depois aberta, com ela aberta observamos as diferentes regiões da chama azul (entrada de Ar aberta)
Parte experimental:
Materiais e reagentes;
Suporte para tubos de ensaio;
Tubos de ensaio;
Pipeta;
Bico de bunsen
Fósforo
Hexano;
Tolueno;
Água;
Álcool etílico;
Acetona;
Clorofórmio;
Tolueno;
Iodo.
Procedimento
Experimento 1;
Após uma breve fundamentação teórica sobre solubilidade e densidade realizada oralmente foram realizados experimentos com intuito de verificação de solubilidade e densidade das diversas substâncias acima citadas.
Substância Resultados
• 1 mL de H2O + 1 mL de hexano; Heterogênea
• 1 mL de H2O + 1 mL tolueno; Heterogênea
1 mL de hexano+ 1 ml tolueno; Homogênea
Experimento 2
Substância
Resultados
Álcool etílico + iodo cor marrom
Acetona + iodo cor marrom
clorofórmio + iodo cor violeta
tolueno + iodo cor violeta
Nesta experiência, após a mistura dos compostos utilizados com o iodo, a mistura ficar com uma cor acastanhada, verifica se a existência
...