Hidrostatica
Dissertações: Hidrostatica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: engwesley • 12/9/2013 • 3.189 Palavras (13 Páginas) • 744 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
MECÂNICA DE FLUÍDOS
ALESSANDRA CUSTODIO VIEIRA B73DCA-7
ANA CAROLINA TOSTA NOGUEIRA B87CAD-7
FERNANDA CARVALHO SILVA B77369-3
JÉSSICA YUMI SAMEJIMA B75GDA-4
JULIANA LIMA DA LUZ
MARIA RAYARA ALMEDANHA B8159D-8
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
MECÂNICA DE FLUIDOS
Trabalho apresentado
para avaliação da disciplina Atividades
Práticas Supervisionadas, orientado pelo
Professor: Cláudio Federico
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
SUMÁRIO
1. Introdução..........................................................................4
2. Coração..............................................................................5
2.1 Funções do sistema circulatório........................................6
2.2 Fluxo sanguíneo................................................................7
2.3 Pressão arterial..................................................................8
3.0 Conceito de fluidos.........................................................10
3.1 Mecânica de fluidos........................................................10
3.2 Princípios de Arquimedes...............................................11
3.3 Princípio de Pascal..........................................................13
3.4 Escoamento Laminar.......................................................13
3.5 Número de Reynolds.......................................................14
4.0 Conclusão........................................................................15
5.0 Referências......................................................................16
1. INTRODUÇÃO
Quando se pensa no funcionamento do coração, logo se pensa em seus batimentos e na circulação do sangue, mas o que muitas vezes não sabemos, é que para que ocorram os batimentos, e a circulação, existem vários fatores trabalhando para que isso aconteça, nesse trabalho, aprenderemos um pouco mais sobre como funciona esse órgão vital.
O sistema circulatório é um sistema fechado sem comunicação com o exterior, e tem a função de levar nutrientes e oxigênio para todas as células. O principal órgão desse sistema é o coração que funciona como uma bomba levando o sangue para todo o corpo. Destaca-se também nesse órgão a mecânica de fluidos, que estudam comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento.
A mecânica de fluidos trata desde a tensão de cisalhamento, a velocidade de deformação e a viscosidade dos fluidos (fluidos newtonianos e não-newtonianos), até o fluxo (principio de Arquimedes e Pascal).
2. CORAÇÃO
O sistema circulatório é um sistema fechado sem comunicação com o exterior, são constituídos por tubos nas quais circulam humores. Os tubos são os vasos e os humores são o sangue e a linfa. Para que estes humores possam circular através dos vasos há um órgão central que funciona como uma bomba contrátil-propulsora chamado de coração. (1)
O coração tem a função de enviar o sangue para os vasos sanguíneos, funcionando como uma bomba. É localizado no mediastino, ou seja, entre os dois pulmões. Tem o tamanho aproximado ao de uma mão fechada, sendo a sua forma parecida com um cone de ponta arredondada. A ponta do ventrículo esquerdo, que é a extremidade pontuda do coração, forma o ápice, sendo ele a câmara inferior do coração. A base do coração é formada pelos átrios, principalmente do esquerdo, que são as câmaras superiores do coração, de onde entram e saem os principais vasos sanguíneos.
O que faz com que o coração se mantenha no lugar é o pericárdio. O pericárdio fibroso, mais externo sustenta o coração no mediastino, através de uma membrana protetora reforçada em volta do coração. O pericárdio seroso, interno é formado por uma bicamada, sendo a lamina parietal, que se encontra abaixo do pericárdio fibroso. E a lamina visceral ou epicárdio fica abaixo da lâmina parietal, junto ao miocárdio, que é o músculo do coração. A cavidade do epicárdico fica entre as lâminas parietais e viscerais, onde está um fino filme de fluído seroso, o fluído pericárdio, que evita a fricção entre as lâminas quando o coração se move.
A parede do coração é constituída pelo epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a lâmina externa, fina, transparente da parede. Sendo composto de mesotélio e tecido conjuntivo. O miocárdio é a maior parte do coração, é um tecido muscular cardíaco único, já que o seu tipo de tecido só é encontrado no coração. O miocárdio é o responsável pelo bombeamento do coração. O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que reveste o interior do miocárdio, além de recobrir as valvas do coração.
As câmaras são responsáveis em receber e bombear o sangue, elas ficam no interior do coração e são dividas em quatro cavidades. As câmaras superiores são os átrios direito e esquerdo, eles são separados por uma parede divisória chamada de septo interatrial. Os ventrículos direito e esquerdo as câmaras inferiores, eles são separados por um septo interventricular.
...