Hiperadrenocorticismo
Tese: Hiperadrenocorticismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayssa91 • 10/11/2014 • Tese • 664 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
Hiperadrenocorticismo (Síndrome de cushing)
O que é a hiperadrenocorticismo
A Síndrome de Cushing, ou hiperadrenocorticismo (HAC), é uma das doenças endócrinas (hormonais) mais comuns entre os cães de meia idade e idosos. Este problema se caracteriza por um aumento na quantidade de corticoides circulantes no sangue, e atinge especialmente os cães de certas raças, como o Poodle, o Dachshund, o Labrador, o Beagle, e o Pastor Alemão, sendo que mais da metade (cerca de 60 a 70%) dos pacientes acometidos são fêmeas.
Sintomas
Costuma beber muita água
Urinar muito
Apresenta apetite muito voraz (polifagia)- O que o leva a comer lixo, fezes entre outros.
Gordura começa a se depositar no abdome e a musculatura abdominal fica enfraquecida, fazendo com que o cão fique “barrigudo”, o que também dificulta a respiração, que se torna ofegante.
A pele pode ficar escurecida (hiperpigmentação), mais fina, e propensa a infecções. Podem surgir áreas sem pelos (alopecia), e a pelagem demora mais tempo para crescer. Os cães alérgicos passam a se coçar menos, por conta da grande quantidade de corticoides circulando no seu organismo.
Os machos podem ter atrofia testicular (os testículos “diminuem”), e as fêmeas param de entrar no cio.
O cão fica cansado mais facilmente, e começa a dormir mais do que o normal.
Causa
O Hiperadrenocorticismo acontece por conta do aumento da produção de corticoides pelas glândulas adrenais (pequenas glândulas que ficam junto aos rins).
A doença em cães pode ser causada pelo uso de certos medicamentos ou pode ocorrer naturalmente. Dizemos que o HAC é iatrogênico quando ele é causado pelo uso de medicamentos, como corticoides ou ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico, que é um hormônio que estimula a adrenal a produzir corticoides). Estima-se que mais de 50% dos casos de HAC sejam iatrogênicos. Quando ocorre naturalmente, podemos classificar em:
- HAC Adrenal: quer dizer que a origem do problema está na própria glândula adrenal. Isso pode ocorrer por conta de tumores, estresse crônico, ou, ainda por causas desconhecidas (idiopático).
- HAC pituitário: a pituitária, também conhecida como hipófise, é uma glândula que fica na base do cérebro, e que produz hormônios muito importantes para o organismo - entre eles, o ACTH, ou Hormônio Adrenocorticotrófico. Este hormônio em particular estimula a produção de corticóides pelas glândulas adrenais, e, caso seja produzido em excesso, o cortisol será consequentemente produzido também em excesso. Este aumento de produção pode estar ligado a problemas no hipotálamo, tumores, mecanismos de retroalimentação, entre outros.
Como diagnosticar
Alguns exames podem ser indicativos do hiperadrenocorticismo (HAC). No exame de sangue, por exemplo, é comum serem encontradas alterações nas quantidades de células brancas (de defesa), hiperglicemia (muito açúcar no sangue) e colesterol alto. No exame de urina, podem ser detectadas proteínas e altos níveis de glicose.
...