Historia Do Atletismo
Artigo: Historia Do Atletismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaianaCarmanini • 11/6/2014 • 667 Palavras (3 Páginas) • 1.367 Visualizações
1) O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, saltos e arremesso e lançamentos. De modo geral, o atletismo é praticado em ambientes fechados, estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas nas ruas ou no campo
O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e vêm-se celebrando desde á milhares de anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento Olímpico foi o pentatlo, que consistia em lançamentos de disco e dardo, corridas pedestres, salto em distancia e luta livre. Outras provas, como as corridas de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia em 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodosio aboliu os jogos. Durante oito séculos não foram realizadas competições organizadas de atletismo.
Após este longo período as competições esportivas voltaram a ser organizadas na Inglaterra no século XIX, as competições começaram com provas atléticas que se transformou gradualmente em um dos esportes favoritos dos ingleses. Também no século XIX realizaram-se as primeiras competições atléticas entre as Universidades de Oxford e Cambridge (1834), o primeiro Meeting nacional aconteceu em Londres (1866) e o primeiro Meeting amador foi realizado nos Estados Unidos, que aconteceu em 1868.
O atletismo posteriormente adquiriu uma grande adesão na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, com algumas modificações dos antigos jogos que os gregos realizavam em Olímpia. Maistarde os jogos começaram a ser realizados em vários países a cada quatro anos, como é realizado atualmente, exceto em tempo de guerra. Em 1913 fundou-se a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede em Londres, a IAAF é o organismo que rege as competições de atletismo, estabelecendo as regras e oficializando os recordes mundiais obtidos pelos atletas.
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977, quando foi constituída a CBAt.
Em 1914, a CBD filiou-se à IAAF e a primeira participação de atletas brasileiros em torneio internacional aconteceu em 1919 quando uma equipe nacional participou do 1º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Montevideo (Uruguai).
O atletismo separou-se da CBD, oficialmente, a 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro (RJ) a CBAt, que veio a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. A CBAt manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando, por facilidades de apoio a seu funcionamento, a sua sede foi transferida para Manaus.
A primeira competição de caráter nacional no país foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 1929. A última edição deste campeonato foi disputada em 1985. O Troféu Brasil de Atletismo (Campeonato Brasileiro de Clubes), criado em 1945, é a principal competição do calendário da Brasileiro.
Nos 87 anos da IAAF, apenas dois Campeonatos Mundiais de Atletismo foram realizados na América do
...