TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Voleibol

Dissertações: Historia Do Voleibol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DO VOLEIBOL

O vôlei, dinâmico e exigente do ponto de vista físico, foi criado em 1895 curiosamente para os alunos de meia-idade da Associação Cristã de Moços (ACM) da cidade de Holyoke, Massachusetts, nos EUA. O diretor de educação física da unidade, William G. Morgan, considerava o recém-inventado basquete muito extenuante e dedicou-se à criação de um novo esporte, mais leve.

Antes de ser volleyball, foi chamado de minonette, não se sabe por quê. Inspirado no tênis foi nos primeiros dias disputado com uma câmara de bola de basquete, com a rede a 1,98m do chão. Por ser muito leve, a câmara foi substituída pela própria bola, mas seu peso castigava demais as mãos dos jogadores. Para salvar sua invenção, o professor Morgan encomendou uma bola especial à empresa A. G. Spalding & Brothers. Era o impulso necessário para seu desenvolvimento. A internacionalização da novidade, no entanto, só começou, pelo Canadá, após o estabelecimento das primeiras regras, em 1900. Antes, porém, desde 1896, com algumas diferenças, chegou ao Japão por meio da enorme rede da ACM. Do país do sol nascente, espalhou-se para regiões próximas da Ásia.

Na América do Sul, o vôlei também chegou pelas mesmas vias. Os missionários norte-americanos Joseph Lockey e José Macknight, ligados à ACM, apresentaram o esporte ao Peru, em 1910, em meio à organização do ensino primário, empreitada para a qual foram contratados pelo governo do país. Também ensinaram basquete e handebol. Dois anos depois, foi à vez do Uruguai.

Essa primeira década do século foi decisiva para que o esporte ganhasse feição própria, com ajustes no regulamento e com a evolução tática. Surge o rodízio (1912), os filipinos criam a cortada (1916), a rede para homens é colocada a 2,43m do chão, adota-se o set de 15 pontos (1917), cada time passa a ter seis jogadores (1918), a jogada é limitada a três toques (1920).

Ao Brasil, o vôlei chegou em 1915. Aportou em São Paulo na bagagem de professores da mesma instituição cristã. Ganhou força em 1923, quando o Fluminense organizou um torneio com vários clubes, no Rio. No ano seguinte, a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, também do Rio, exigiu que seus filiados disputassem competições da nova modalidade. A coerção durou seis anos, mas o primeiro campeonato nacional, entre seleções estaduais, aconteceria só em 1944. São Paulo ganhou o torneio masculino e Minas Gerais, o feminino.

Nesses tristes anos, o vôlei se popularizava em todo o planeta na velocidade dos mísseis teleguiados. Os soldados ianques da 2ª- Guerra, entre uma bomba e um disparo de canhão, jogavam vôlei nos acampamentos militares onde quer que estivessem acantonados. O primeiro campeonato mundial, para seleções masculinas, foi organizado logo em 1949, em Praga. Para mulheres, em 1952, em Moscou. Nos dois eventos o Brasil não esteve presente nem para ver a URSS brilhar.

O vôlei virou olímpico em 1964, quando já tinha 50 milhões de praticantes no planeta e atraía até 60 mil torcedores aos jogos em vários países. A URSS triunfou no masculino (o Brasil ficou em 7º) e o Japão, no feminino ¬ nossas moças estrearam em Moscou-80.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com