TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico Paranoá-DF

Exames: Historico Paranoá-DF. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  3.676 Palavras (15 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 15

OBJETIVOS GERAIS

Elaborar diagnósticos, através de visitas “in loco” e na Região Administrativa do Paranoá - DF, e pesquisas via internet com auxílio de mapas e fotos. Identificar e analisar o contexto urbano e as necessidades dos cidadãos, considerando a densidade populacional e os coeficientes de aproveitamento e as condições de acessibilidade, para elaboração de um projeto de Loteamento dentro da área da Região Administrativa do Paranoá – Brasília – DF.

INTRODUÇÃO

As necessidades de habitações humanas e os processos de urbanizações geralmente ocorrem em ritmos diferentes e desordenados, fora dos controles políticos administrativos. Os usos e ocupações inadequados de área e equipamentos geram desconfortos humanos e ambientais, com danos imprevisíveis para a qualidade de vida, não atingindo índices básicos para a evolução de uma comunidade.

O estudo da região do Paranoá, através dos levantamentos de dados, pesquisa e outras atividades, trazem à tona as possibilidades de investimentos que poderão resgatar o bem estar da comunidade, e novas propostas de parcelamento de solo de acordo com a legislação vigente, a fim de colher subsídios para uma gestão urbana eficiente.

Palavra-chave: uso e ocupação; levantamento de dados; urbanização.

METODOLOGIA

A metodologia á ser adotada para a pesquisa consistirá em levantamento histórico do Paranoá (Figura 1) através de sítios eletrônicos, mapas, fotos, auxílio da ferramenta “Google Earth” e, bibliografia complementar. Na sequência utilizaremos pesquisa “in loco” no que diz respeito à sua infraestrutura, mobiliário urbano, vegetação, redes viárias, uso e ocupação do solo. Após o levantamento, elaboraremos mapas com estas informações, auxiliado pelos Software Auto CAD.

Os aspectos qualitativos das estruturas e dos equipamentos serão representados através de símbolos conforme a proposta de legendas, em seguida, elaboração do diagnóstico.

Figura 1 - Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/Paranoa foto em 22/09/2014

1. HISTÓRICO

Paranoá

Paranoá é a segunda maior área rural do DF

O Paranoá surgiu com a chegada dos primeiros trabalhadores para as obras da barragem do lago que leva o mesmo nome. Em 1957, a Vila Paranoá foi inaugurada para abrigar os operários. Mesmo após a capital federal ficar pronta, os pioneiros permaneceram no local porque era preciso concluir as obras da usina. Na época, o acampamento era composto por oitocentos barracos que abrigavam 3 mil moradores.

Juntaram-se ao primeiro acampamento várias vilas. Paranoá foi criada em 10 de dezembro de 1964, embora somente em 1989 os novos limites da sétima Região Administrativa do Distrito Federal tenham sido delimitados. Do Paranoá Velho restou a escadaria da Igreja São Geraldo, construída em 1957, a segunda igreja mais antiga do Distrito Federal, tombada pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal (DePHA). Em 2005 ela desabou.

Após a fixação do Paranoá, a área do antigo acampamento tornou-se um parque ecológico. Criado pela Lei nº 1.438, de 21, de maio de 1997, o Parque Vivencial do Paranoá possui uma reserva verde de 42 hectares. A intenção é preservar a vegetação constituída pela antiga vila. O Parque Vivencial é um marco histórico para a memória daquele núcleo pioneiro. Hoje conta com apoio do governo e os projetos foram realizados.

Com intuito de preservação da bacia do lago Paranoá, as ocupações de solo do quadrilátero de Brasília observaram diretrizes firmadas pelos planos governamentais norteados pela escassez dos recursos hídricos, o planejamento da capital como um todo não foi observado quando da implantação da capital Federal no cerrado. A ocupação dos solos foi norteada pela diretriz de preservação de mananciais hídricos como principal elemento definidores de ocupação espacial, junto às alternativas de sistema viário, abastecimento de água e coleta de esgoto, para os novos assentamentos para absorver a demanda habitacional.

Paranoá (Foto: Augusto Areal)

Atualmente a cidade tem cerca de 95 mil habitantes. A principal atividade econômica é o comércio, com 1,3 mil estabelecimentos. A maior parte das lojas de roupas e calçados e dos bares está distribuída nos três quilômetros da Avenida Central, conhecida como Avenida Paranoá.

A área da cidade abrange 856 km. A parte urbana é constituída pelas avenidas Comercial, Alta Tensão e Transversal. A zona rural é composta pelas colônias agrícolas Buriti Vermelho, Cariru, Capão Seco, Lamarão, São Bernardo, pelos núcleos rurais Jardim e Três Conquistas, pela agrovila Capão Seco, pelas áreas isoladas Quebrada dos Guimarães, Santo Antônio, Quebrada dos Neves e pelas comunidades rurais Boqueirão, Sobradinho dos Melos, Rajadinha, Café com Troco e Altiplano Leste. A produção agropecuária é diversificada: arroz, feijão, milho, soja, trigo, café, hortaliças e frutíferas, além dos rebanhos bovino, suíno e aves. O Paranoá tem a segunda maior área rural do DF.

O Instituto Artnoá é um importante ponto de cultura e tenta preservar as raízes nordestinas por meio da dança de quadrilha. Atração principal dos moradores locais e das regiões vizinhas, o Artnoá faz com que o Paranoá seja a Região Administrativa mais procurada no período de festas juninas. As apresentações são famosas, e as festas sempre ultrapassam o número esperado, e a cada ano a procura aumenta.

A estrutura urbana do Paranoá é composta de 32 escolas; um posto de saúde; um hospital regional; um restaurante comunitário; uma rodoviária; uma biblioteca pública; um Batalhão de Polícia Militar; uma Companhia Regional de Incêndio do Corpo de Bombeiros; uma Agência do Trabalhador; um Departamento de Trânsito (Detran); e as seguintes agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Banco Regional de Brasília.

2. Plano de Ocupação e Uso do Paranoá

O Plano de Uso e Ocupação do Paranoá não deverá tratar apenas de questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com