TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Exames: História Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 05/10 até o dia 31/10/2014). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. Boa atividade!

Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada?

O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)

Educação Chinesa: é o segundo estagio da educação dos povos primitivos por isso apresentam muitos ideogramas.

O termino da educação chinesa é indeterminado, sendo assim o mais longo já conhecido. Tem um grande domínio da linguagem escrita através de caracteres. A educação era duplo sendo um sistema elementar escolar e outros exames realizados pelo estado. Os estudos só eram encerrados com a aprovação nos exames governamentais, que os levava a posições oficiais em especial os chamados mandarins. Mesmo os alunos passando grande parte da vida estudando para esse exame poucos conseguiam ser aprovados. Seu método de educação era através do treino de memória.

Educação hindu: É uma educação baseada no conhecimento religioso e da literatura sagrada hindu, e só por meio dessa era possível obter uma compreensão desta educação superior e seus efeitos no desenvolvimento do individuo. A moral era ensinada por meio dos provérbios e fabulas. E estudavam a leitura a escrita e a aritmética. Essa educação se diferencia da chinesa principalmente pela: existência de um sistema de casta, fruto do preconceito entre aqueles que se dominam arianos e pré arianos. Essa educação tinha graves defeitos como rotina excessiva dos mestres, cultura exclusiva da memória, negligencia na educação das mulheres e das crianças e também contra serviços e dos párias, desinteresse pela formação dos caratês, preocupação com o cultivo da inteligência. O mestre pertencia à casta dos brâmanes, não era remunerado, apenas recebia presentes dos alunos. A metodologia de ensino era a oralidade e posterior, estudavam nos livros sagrados. E não chegaram a ser tão adiantados como os chineses, mas se destaca por ter permanecida viva até hoje.

Educação judaica: construíram uma variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deram mais oportunidade ao desenvolvimento da personalidade do que qualquer outro povo oriental. Seu ideal era a formação do homem virtuoso, piedoso e capaz de realizar os desígnios espirituais conferidos a Deus. Na educação familiar a sua elevação e espiritualidade. Os pais desde cedo transmitem seus preconceitos de sua religião e historia de seu povo. Acostumando-os a pratica do bem e ao cultivo das virtudes. A metodologia utilizada foi o ensino oral e a repetição.

Pode ter uma pequena influencia de ideias quanto a educação chinesa, pois hoje para o aluno estar pronto, ele deve passar por alguns exames particulares da escola, e um oferecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com