História Da Química
Ensaios: História Da Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaelisa93 • 4/12/2014 • 621 Palavras (3 Páginas) • 440 Visualizações
1) Cite e discuta um exemplo da utilização da química na pré-história.
A metalurgia até hoje tem sido um dos principais processos de transformação utilizados pelo homem. Desde a Pré-História, minerais encontrados na natureza sendo transformados em metais quando este está contido na forma de um composto químico, isto é, submetidos a processos químicos a fim de produzir utensílios domésticos, armas e ferramentas para a agricultura. Tanto que a última fase da Pré-História é chamada Idade dos Metais.
Exemplos: A obtenção do cobre vem a partir da malaquite (CuCo3, CuOH2) por redução em fogo de carvão vegetal; A obtenção do bronze, liga entre cobre (90%) e estanho (10%), vem de misturar e fazer reagir a cassiterite (SnO2) com o mineral do cobre;
VIDAL, BERNARD. História da Química. Lisboa: Edições 70, 1986
2) Disserte sobre as atividades e as opiniões de Boyle em relação à alquimia.
No século XVII, Robert Boyle começou a lançar alguns dos pontos que fundaria o nascimento de uma nova ciência: a química. Aparentemente suas ideias procuravam afastar-se do lado oculto, místico, excessivamente simbólico e enigmático da alquimia, apesar do próprio Boyle acreditar que um metal poderia ser transmutado.
Assim, Boyle não pretendia simplesmente provar uma teoria já existente e sim pretendia fundar uma história da natureza experimental, ou seja, elaborar uma nova teoria que fosse construída com a própria experimentação, em que a química teria um papel chave.
Sendo assim, a partir do século 18, o conhecimento científico passou a ganhar espaço frente aos segredos e mística da alquimia. A separação entre fé e razão (defendida pelo pensamento Iluminista) fez com que os conhecimentos alquímicos fossem vistos como mera ilusão.
ZATERKA, LUCIANA. Robert Boyle e a Química Experimental: alguns aspectos relacionados à polêmica com a Espinosa. São Paulo: Departamento de Filosofia.
3) Defina o termo Iatroquímica e comente sobre a sua relação com a química atual.
A iatroquímica pode ser reconhecida como um conjunto de ideias que explicavam o funcionamento do corpo humano e as doenças segundo processos químicos. Neste contexto, a principal inovação desta escola foi a introdução de compostos químicos no tratamento de doenças, em contraposição à ideia de que apenas forças ocultas, aliadas às ervas medicinais, surtiriam efeito na cura dos males do corpo.
No período de 1400 a 1600, adeptos da alquimia começaram a utilizar substâncias
químicas com a finalidade de curar doenças. A união da medicina, da
mineralogia e da química, utilizada na preparação de novos medicamentos deu origem a
esse termo iatroquímica, termo que significa química medicinal.
Podemos definir a iatroquímica como sendo o início da química medicinal, que atualmente
também é conhecida como química farmacêutica, farmacoquímica ou química terapêutica.
Enciclopédia Medicina e Saúde. Volume Histórico, Editora Abril Cultural, São Paulo,
...