História da Copa do Mundo de Futebol
Pesquisas Acadêmicas: História da Copa do Mundo de Futebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: july1304 • 1/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 364 Visualizações
COPA DO MUNDO
1.1. Introdução
A Copa do Mundo de Futebol é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que mobiliza a atenção da grande maioria dos países do mundo. Sua primeira edição ocorreu em 1930, sediada no Uruguai, país marcado na época por um grande time, que venceu esse primeiro torneio. Deve-se ressaltar que o evento foi criado em função do futebol masculino. Apenas em 1991 é que foi criada a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que inclusive ocorrerá esse ano (2011), com sede na Alemanha. Esse torneio é realizado a cada quatro anos, e deixou de ser organizado em apenas duas edições (1942 e 1946), em razão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele é o mais famoso campeonato de futebol.
Curiosamente, a primeira Copa do Mundo foi disputada em apenas três estádios, todos na capital do Uruguai, Montevidéu. Já, segundo dados da FIFA, a última Copa do Mundo, realizada na África do Sul, utilizou dez estádios. As Copas do Mundo ganharam um contorno de investimentos e retorno financeiros multimilionários. O investimento na estrutura física dos locais que sediam essa competição, atualmente, é bastante alto, porém o retorno no mercado turístico local e as melhorias na infraestrutura são benefícios que acabam atingindo e beneficiando a população local, muito embora os preços exorbitantes dos ingressos não sejam nem um pouco acessíveis.
O primeiro prêmio para a seleção vencedora da Copa do Mundo foi a Taça Jules Rimet. Apenas com a conquista do tricampeonato, no ano de 1970, é que se permitiu que a seleção (no caso, a brasileira), levasse o prêmio “para casa”. Infelizmente, a Jules Rimet foi roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, e nunca foi encontrada. Após a Jules Rimet, foi criado o Troféu da Copa do Mundo FIFA, que nenhuma seleção terá o direito de posse. Nesse troféu são gravados os nomes dos países campeões a cada torneio. Seguem as edições das Copas, desde 1930 até 2010, especificando o país-sede e a seleção vencedora:
Ano País-Sede Seleção Vencedora
1930 Uruguai Uruguai
1934 Itália Itália
1938 França Itália
1950 Brasil Uruguai
1954 Suíça Alemanha Ocidental
1958 Suécia Brasil
1962 Chile Brasil
1966 Inglaterra Inglaterra
1970 México Brasil
1974 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental
1978 Argentina Argentina
1982 Espanha Itália
1986 México Argentina
1990 Itália Alemanha Ocidental
1994 Estados Unidos Brasil
1998 França França
2002 Coreia do Sul/Japão Brasil
2006 Alemanha Itália
2010 África do Sul Espanha
•
• Esportes
• VídeosE-mail
1.2. A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014
Presidente da FIFA anuncia Brasil como sede da Copa de 2014
A passagem da Copa do Mundo pelo Brasil em 2014 é uma iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de levar o evento para outros continentes que não a Europa. A América do Norte recebeu o mundial em 1994, nos Estados Unidos; a Ásia, em 2002, na Coreia do Sul e Japão; e a África, em 2010, na África do Sul. Faltava a América do Sul, já que na Oceania o futebol não é muito popular.
Em 2003, ficou definido que a Copa do Mundo de 2014 seria na América do Sul. Além do Brasil, Argentina e Colômbia chegaram a se manifestar para sediar o evento, mas depois desistiram e, em 2006, o Brasil foi escolhido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) como o único candidato do continente. O anúncio do Brasil como país-sede da Copa de 2014 foi feito em 2007 pela FIFA.
Dezoito cidades candidataram-se a receber jogos do mundial, entre elas, doze foram escolhidas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ficaram de fora Belém, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Rio Branco e Teresina. De acordo com a FIFA, a escolha pautou-se na estrutura da cidade e na capacidade de receber turistas, mas a imprensa apontou que a política também foi um dos fatores.
Estádios da Copa de 2014
1.3 As Sedes escolhidas
Rio de Janeiro: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), 7 jogos;
Brasília: Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), 7 jogos;
Belo Horizonte: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), 6 jogos;
Fortaleza: Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), 6 jogos;
Salvador: Arena Fonte Nova, 6 jogos;
São Paulo: Arena Corinthians, 6 jogos;
Porto Alegre: Estádio Beira-Rio, 5 jogos;
Recife/São Lourenço da Mata: Arena Pernambuco, 5 jogos;
Cuiabá: Arena Pantanal, 4 jogos;
Curitiba: Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), 4 jogos;
Manaus: Arena Amazônia, 4 jogos;
Natal: Arena das Dunas, 4 jogos.
A importância da cidade no cenário do futebol brasileiro parece não ter sido um dos fatores para a escolha das sedes. Muitos questionam a opção por Brasília, Cuiabá e Manaus, que gastaram dinheiro público na construção de estádios que correm o risco de não serem usados com frequência após o evento, os chamados “elefantes brancos”. Em Brasília, por exemplo, o estádio Mané Garrincha tem capacidade
...