História da linguística
Resenha: História da linguística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laarinnha • 8/9/2014 • Resenha • 201 Palavras (1 Páginas) • 424 Visualizações
1) A História da linguística
O estudo sobre linguística deu-se na época da Grécia antiga, Aristóteles foi quem a iniciou, depois na Índia e os próprios gregos foram agregando conhecimentos. Hoje estes conhecimentos são as raízes da linguística latina, grega e hindu. Grandes nomes também influenciaram esta ciência e suas divisões.
Segundo Martinet: “a linguística é o estudo científico da linguagem humana. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer- se”.
Como Linguística pode-se dizer que há nela várias divisões como: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática, a Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas.
O linguista aplicado pode auxiliar o ser humano a conscientizar-se sobre o modo como a linguagem contribui para o domínio de algumas pessoas sobre outras. Qualquer produção de conhecimento gerada por ele, deve portanto, responsabilizar-se por um projeto politico-pedagógico que busque transformar uma sociedade desigualmente estruturada.
...