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Homem E Sociedade - UNIP - 1ºSem Enfemagem

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Por:   •  26/5/2014  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  1.449 Visualizações

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O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa,

científica, filosófica, científica, do senso comum) porém, nosso foco é próprio ao

tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja

superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas, sim, que tem

preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante

a esta afirmação.

Al ternativas:

A: A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em suas conclusões, pois para o

pensamento cientí fico interessado na melhoria de vida das populações, em geral , não pode haver dúvidas,

por isso deve apoiar-se nas verdadei ras teorias deterministas.

B: O senso comum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às ciências naturais (físicas, biológicas,

químicas) e sociais (antropologia, sociologia, ciências pol í ticas).

C: Os mi tos e as rel igiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer indagações sobre a vida

humana e seus sentidos, posto que tais incumbências estejam reservadas à ciências formais.

D: Os papéis da fi losofia e da rel igião, por exemplo, no que concerne às respostas sobre o ser humano e

suas várias dimensões, já foram há mui to desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento

comprovadamente mais adequado que os outros.

E: Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são cul turais e devem integrar os signi ficados

múl tiplos de Homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou

de ser apenas homo-sapiens.

Resposta do aluno: E

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa

correta.

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de

ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos

específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e

convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de

caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância

religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto

hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com

o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só

revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O eros das

diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

Al ternativas:

A: A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possui r uma cul tura única,

daí a idéia de etnocentrismo.

B: Apenas as pessoas prepotentes, presunçosas acham que suas cul turas são superiores às demais.

C: O autor acha que somente com vários deuses é possível discuti r esse assunto.

D: O autor não dá importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atual ização.

E: S. P. Rouanet ci ta apenas os aspectos pol í ticos da intolerância entre os grupos sociais, em vi rtude dos

demais aspectos não terem importância para ele.

Resposta do aluno: A

A transformação do Homem, de homo sapiens-sapiens à ser humano, envolve,

necessariamente:

Al ternativas:

A: A real ização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.

B: A humanidade evocada pelos mi tos, pelas rel igiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica,

pois nós, os seres humanos, somos animais mamí feros.

C: A humanidade é inata (algo que não é adqui rido pelo aprendizado) no homo sapiens-sapiens, pois

nascemos já “aparelhados” (com as habi l idades e competências) para a vida social .

D: É possível a existência do homo-ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade,

sendo criado por um animal qualquer.

E: Há grande interesse no meio cientí fico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos),

criados por outros animais.

Resposta do aluno: A

Das relações entre homem e sociedade decorre que:

Al ternativas:

A: Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o concei to padronizado pela ciência,

enquanto outro é próprio a cada formação social , sociedade ou País.

B: O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência, da mesma forma como cria

os sentidos de que necessi ta.

C: É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personal izando a cul tura. Por isso é a psicologia que estuda

a cul tura.

D: Identidade não é um concei to coletivo, mas,

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