Hong Kong
Tese: Hong Kong. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miihdocarmo • 4/6/2014 • Tese • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 465 Visualizações
Leia atentamente as informações abaixo e, a seguir, responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:
Um professor americano, Chester Carlson, apresentou à IBM e General Electric, nos anos 40, sua nova invenção. Uma "geringonça" que tirava cópias de documentos. Estas empresas rejeitaram sua ideia, que foi aceita pela Xerox. Resultado, criou-se um mercado bilionário de copiadoras e a IBM e GE perderam uma fantástica oportunidade. Na década de 1960, a Xerox decolou estupendamente como vendedora de um dos mais bem–sucedidos produtos da história dos negócios. A uma genial invenção juntou-se uma extraordinária força de vendas que foi rapidamente copiada por empresas de todo o mundo. Principalmente do Japão. A Xerox foi a primeira companhia da história a alcançar um faturamento de US$ 1 bilhão em menos de uma década de sua fundação. Ela dominou a indústria de copiadoras e foi a estrela de primeira grandeza. (fonte: Adaptado de “paradigmas sobre gestão e carreira” de Ari Lima, disponível em http://www.algosobre.com.br/carreira/paradigmas-e-a-gestao-de-carreira.html, acesso em 12 de setembro de 2011 e CHIAVENATO, Idalberto. “Introdução à Teoria Geral da Administração” . Rio de Janeiro, Campus Elsevier. 7ª. Ed.p 554-555. Baseada na reportagem “Cópia de si mesma”, publicada na revista Exame edição 561 de 6 de julho de 1994, p. 102-103.)
A Vantagem da inovação e pioneirismo que a Xerox obteve na sua primeira década de existência e que pode ser comprovada pelo texto acima, foi:
a.
Pouca ou nenhuma concorrência.
b.
Estabelecimento de barreiras à entrada.
c.
Nenhuma das alternativas.
d.
Maior eficiência em custos, preços baixos e mercados mais atrativos.
e.
Desenvolvimento de espírito inovador.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Leia atentamente as informações abaixo e, a seguir, responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:
Uma invenção genuinamente cearense agora está nas ruas para ajudar a proteger os motociclistas. O colete foi adotado como equipamento de segurança para os mototaxistas de Pacajus, interior do Ceará.
A invenção de Videlmon Gomes funciona como um air bag no corpo do motociclista. O colete tem uma grossa camada de esponja que reduz o atrito e listras sinalizadoras. A parte traseira é firme para proteger a coluna, leva materiais de primeiros socorros e se abre para virar uma maca. “Ele tem proteção de tórax, de coluna, mobilização cervical, e tem resgate, que é a maca que acompanha os primeiros socorros”, diz o inventor. A prefeitura da cidade distribuiu os equipamentos para os 280 mototaxistas. Em menos de uma semana nas ruas, o colete já ajudou a resgatar a imagem dos mototaxistas da cidade, onde eram associados à crimes como assaltos.
A(s) força(s) crítica(s) da inovação que está(ão) presentes e permitiu(ram) o desenvolvimento do colete “air-bag” para motociclistas é(são):
a.
Os recursos necessários para o desenvolvimento da nova tecnologia devem estar disponíveis.
b.
O mercado mostra sinais da necessidade da nova tecnologia.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Deve existir a capacidade para converter o conhecimento em prática.
e.
O atendimento a essa necessidade deve ser possível.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Leia atentamente as informações abaixo e, a seguir, responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:
Lançada pela japonesa Fuji, a câmera digital foi lançada em 1998 e suas vendas dispararam em Hong Kong (China), decorridos apenas 14 meses. Com a adoção em massa foi possível uma produção em larga escala e a redução de preços, o que gerou mais vendas, criando um ciclo virtuoso. Na Itália, as vendas do mesmo equipamento só deslancharam em 2001. Como o mercado italiano é robusto, valeu a espera. Mas na Indonésia levou quase uma década para que o produto decolasse. Note que não se está mencionando aqui drinques energéticos ou cereais do café da manhã – itens cujo sucesso depende de gostos locais. É isso que torna a câmera digital, um produto culturalmente universal, bem ilustrativo: existem diferenças reais e objetivas entre as regiões do mundo. Alguns mercados são mais velozes do que outros. (Fonte: Adaptado de reportagem “Tempo para Decolagem” de Edson Porto e Álvaro Oppermann publicada na Revista Época Negócios de 29 de abril de 2010.)
Em termos de velocidade de uma adoção, Hong Kong, se constitui em um mercado:
a.
Adotantes imediatos
b.
Disseminação de uma inovação
c.
Maioria imediata
d.
Inovadores
e.
Retardatários
f.
Maioria posterior
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Leia atentamente as informações abaixo e, a seguir, responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:
Eu já sabia que a empresa conta com dezenas de laboratórios bem equipados e investe bastante dinheiro em pesquisas (US$ 1,3 bilhão em 2006). Mas qual era a chave para que isso gerasse resultados? "O verdadeiro segredo", disse Holliday, "é montar a equipe certa para desenvolver cada projeto. Gostamos de pessoas radicais, que pensam diferente,
...