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Por:   •  18/6/2013  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  719 Visualizações

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FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Curso de Direito

ARTE E CULTURA

Adriane Veloso Alencar

Alécio Anderson de Oliveira

Fabrícia Silva Santos

Maria Aparecida de Souza

Simone Ramos Silva

Wellington Silva Araújo Pinto

Belo Horizonte

2013

Adriane Veloso Alencar

Alécio Anderson de Oliveira

Fabrícia Silva Santos

Maria Aparecida de Souza

Simone Ramos Silva

Wellington Silva Araújo Pinto

ARTE E CULTURA

Projeto de pesquisa elaborado para integração de conteúdo específico da mesa redonda do 8º período do curso de Direito da Faculdade Novos Horizontes.

Orientador: Prof. Weser Francisco Ferreira Neto

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

A INTERNET NOS DIAS ATUAIS É UMA FERRAMENTA INDISCUTÍVEL PARA PROPAGAR AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, INCLUSIVE PELA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, COMO PODEMOS VERIFICAR NAS REPORTAGENS DA REVISTA VEJA: “MÚSICA DIGITAL DISPARA NO PAÍS” E “A AUDIÊNCIA DIGITAL AGORA É OFICIAL”. 11

O ARTISTA AO POSTAR NA INTERNET UMA MÚSICA OU VÍDEO, TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL, TORNAR O SEU TRABALHO CONHECIDO PELO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS; COMO BEM DIZ O AUTOR ARLINDO MACHADO, “OS ARTISTAS ESTÃO NA VERDADE, ULTRAPASSANDO OS LIMITES E REINVENTANDO RADICALMENTE” (MACHADO, 2007, P.14). 11

1 DESENVOLVIMENTO DO CINEMA NACIONA

O primeiro filme brasileiro a ser rodado em 1898 foram as cenas da baía de Guanabara. Durante dez anos o cinema brasileiro praticamente inexiste devido à precariedade no fornecimento de energia elétrica. Documentários em curta-metragem abrem caminho para filmes de ficção cada vez mais longos, em fato policial verídico, com cerca de 40 minutos de projeção. (Forma-se, entre 1908 e 1911, um centro carioca de produção de curtas que, além da ficção policial, dramas históricos), patrióticos, religiosos, carnavalescos e comédias. Essa produção variada sofre uma sensível redução nos anos seguintes, sob o impacto da concorrência estrangeira. A partir de 1915 é produzido um grande número de fitas inspiradas na nossa literatura, em especial na romântica Inocência, A Moreninha, O Guarani e Iracema. O italiano Vittorio Capellaro é o cineasta que mais se dedica a essa temática. (citação)

Assim podemos apresentar esta evolução do cultural do cinema nacional.Desde 1940, a Cinemateca Brasileira foi uma instituição responsável pela preservação da produção Audiovisual brasileira.Em 1940, desenvolveu-se atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com 200 mil rolos de filmes.Está localizada em São Paulo, possuindo também este acervo de documentos formados por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. (HTTP://.wikipedia.org/wiki/Cinemateca_Brasileira)

Os Fundadores da Cinemateca Brasileira eram jovens estudantes ao curso de filosofia da USP. Os filmes constituíram a Filmoteca do Museu de Arte Moderna que viria a se tornar uma das primeiras instituições de arquivos de filmes em 1948. Com isto, a Cinemateca incorporou ao governo federal como um órgão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e hoje, ligada à Secretaria de Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura. (HTTP://.wikipedia.org/wiki/Cinemateca_Brasileira)

Para uma comunicação popular, os cineastas estreantes na década de 70 estréia filmes que transformaram, refletindo e contradizendo com a realidade nacional como Dona Flor e seus dois maridos, Dama da Lotação e Toda Nudez será castigada.

Entretanto, na década de 80 passou a produzir filmes de sexo explícito, onde destacou as “ Pornochanchadas “ do cineasta Nelson Rodrigues destacando em seus filmes com um jeito simples em contar histórias, atraindo público e misturando pornografia baratinha com um pouco de inocência e sem escândalos de muita ironia e deboche. (http://www.esquinamusical.com.br/cinema-pornochanchada)

Nos anos 90, com a extinção da Lei Sarney e da Embrafilme e o fim da reserva de mercado para o filme brasileiro fazem a produção cair quase à zero, à produção esbarra na inexistência de público num quadro onde é forte a concorrência do filme estrangeiro. Uma das saídas é a internacionalização. A partir de 1993 há uma retomada da produção, através do Programa Banespa de Incentivo à Indústria Cinematográfica e do Prêmio Resgate Cinema Brasileiro, instituída pelo Ministério da Cultura. Diretores recebem financiamentos para a produção, finalização e comercialização dos filmes. ( http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/viewFile/11915/8322)

Após a crise que se instaurou com fechamento da Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima (Embrafilme), durante o governo Fernando Collor de Mello, a retomada do Cinema Brasileiro se deu, por intermédio de Leis de incentivo a cultura, tais como a Lei nº. 8.313 de 23 de dezembro de 1991, promulgada no governo de Fernando Collor que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), tais medidas marcaram de forma bastante relevante a retomada da produção do cinema nacional brasileiro, mudando inclusive os enredos dos filmes saindo desse contexto pornografico e mal feito, mudando o enredo para imagens mais alternativas e goblais bem como não aperfeiçoamento das tecnologias. (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/viewFile/11915/8322)

André

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