I.E.D
Dissertações: I.E.D. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 95Lins • 19/11/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 1.233 Visualizações
Aplicação Prática Teórica
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber:
Relação Jurídica. Conceito.
Prof. José Barros
Ao realizar em um paciente, senhor Benedito, uma cirurgia para a retirada de vesícula, o médico, doutor Relapsoaldo, esqueceu um pedaço de gaze na região abdominal. O lamentável evento causou no paciente grave processo inflamatório, do qual, segundo a perícia técnica, resultou um ano de doloroso tratamento para que todo o corpo estranho fosse retirado do organismo lesado. A cirurgia foi realizada na Casa de Saúde Distração LTDA, pelo médico citado que, é preposto da mesma (é funcionário nomeado para que represente a empresa em determinado assunto).
Diante da situação que envolve senhor Benedito e a Casa de Saúde, responda:
a) Identifique as espécies de relações jurídicas apresentadas. Autônoma (principal), concreta, complexa, direito cível e direito rivado.
b) Identifique os sujeitos da relação jurídica. Nas duas relações: sujeito ativo-Senhor Benedito, sujeito passivo-A Casa de Saúde Distração LTDA.
c) Identifique o objeto da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta. Na primeira relação o objeto é a cirurgia para retirada da vesícula, na segunda, o objeto é a reparação dos danos.
d) Identifique o fato jurígeno da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta. Contratação da cirurgia para retirada da vesícula, é um fato idôneo que, quando ocorre, cria direito e deveres aos sujeitos da relação jurídica.
e) Identifique o vínculo de atributividade da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta.
QUESTÕES OBJETIVAS
As relações jurídicas são aquelas relações sociais que possuem uma previsão legal, mas nem todas as relações sociais são jurídicas.As relações jurídicas nos levam a determinados atos jurídicos com previsão nas normas jurídicas. Assim, são normas jurídicas e normas do trato social, respectivamente:
a. ( ) Proibição de chegar atrasado à escola e proibição de dar gargalhadas em um velório.
b. ( ) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias.
c. (x) Obrigação de pagar IPVA e proibição de dar gargalhadas em um velório.
d. ( ) Proibição de chegar atrasado à escola e Obrigação de pagar IPVA.
...