IMAC
Monografias: IMAC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/9/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 532 Visualizações
e uma sociedade leitora.
Qual das seguintes ações não contribui para formação de uma sociedade leitora?
A) desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros (*)
B) exigência de acervo mínimo de livros, impressos, e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.
C) programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.
D) programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.
E) uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.
Questão 9 (discursiva):
O Ministério da Educação criou o Índice Geral de Cursos - IGC, que é o resultado das notas atribuídas a cada instituição de ensino superior pelo MEC, considerando-se a qualidade dos cursos de graduação de cada uma delas. O IGC tem como função orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição.
Segundo o sítio do Ministério da Educação, as instituições recebem uma nota de 1 a 5, considerando:
I. o resultado dos estudantes no Enade; e
II. variáveis de insumo, tais como: corpo docente; infraestrutura da instituição; programa pedagógico.
Com base nessas informações, considere a situação a seguir e faça o que se pede:
Um universitário que frequenta um curso de graduação em uma escola Y consulta o sítio do MEC e verifica que seu curso recebeu IGC 2.0. No mesmo endereço, ele consulta os critérios empregados pelo ministério para o cálculo desse índice.
A) Leia esta afirmativa:
O critério corpo docente é o que contribui de forma determinante para a obtenção do IGC 2.0, da escola Y. Assinale com um x, no espaço indicado, se você concorda ou não com essa afirmativa. Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.
(...)
Questão 19:
Quando o presidente Luís (sic) Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas, no Brasil, seria uma "marolinha", vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internancional que lembra e confirma a previsão de Lula.
Considerando a realidade atual da economia, no exterior e no Brasil, é correto afirmar que houve, por parte dos críticos,
A) atitude preconceituosa
...