Idealismo E Materialismo
Dissertações: Idealismo E Materialismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimagabrielle • 28/1/2014 • 275 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
Idealismo é uma sistema filosófico iniciado pelos alemães Fichte, Shelling e Hegel no século XVIII e XIX. O idealismo afirma que tudo faz parte de uma dialética do Espírito Absoluto. Está baseado no movimento "tese, antítese e síntese". A tese é a afirmação de algo, a antítese é sua negação e a síntese seria a superação do propblema causado pela antítese. Tudo seguria esse movimento: o Absoluto é espírito (tese), mas em um dado momento se tornou matéria (atítese), isso explica as coisas a nossa volta, e depois voltará a ser espírito, contudo, mais consciente de si mesmo. Nesta perspectiva, a história é o processo de auto-conscientização do Espírito Absoluto.
Todas as coisas seguem essa tríplice dialética: daí a afirmação de Hegel que de uma gota se tira o Absoluto.
O Materialismo segue essa mesma estrutura dialética, mas desconsidera o espírito absoluto. Foi cunhado por Karl Marx, que dizia não ser filósofo, mas ideólogo, filósofo para ele era Hegel. Por isso Marx faz parte da chamada esquerda Hegeliana, pois volta sua ideologia para o campo material e social. O manifesto comunista dizia que é necessário uma revolução do proletariado para que, neste movimento dialético de tese, atítese e síntese, a própria sociedade chegasse à paz e a igualdade comunista, sem o governo centralizado, mas para isso era necessário um estado socialista, onde se fizesse presente um comando forte, até que a própria sociedade vencesse a luta de classes e se tunasse "comum". Para Marx, há sempre uma classe que domina a outra, isso se dará até a sociedade perfeita, que seria a síntese da história social/materia, na qual não há mais classes, mas um só povo igual.
...