Identificação Do Campo De Estágio
Artigos Científicos: Identificação Do Campo De Estágio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bpce • 2/12/2013 • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 663 Visualizações
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 NOME DA INSTITUIÇÃO
CAPS I, Leopoldo Azevedo da Silva.
1.2 ENDEREÇO
Rua Dois de Julho s/n – Centro - Conceição do Jacuípe.
1.3 BREVE RESGATE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), é um lugar de referência e tratamento para as pessoas que sofrem com transtornos mentais e oferecem três modalidades, a intensiva, semi-intensiva e não intensiva que variam com a necessidade do indivíduo, sendo que no município de Conceição do Jacuípe atualmente só tem demandas para os casos semi-intensivos e não intensivo. O CAPS I do mesmo foi inaugurado no dia 30 de dezembro de 2008, no final da gestão de João Barros de Oliveira, prefeito da época, dando continuidade no mandato da prefeita Tânia Yoshida que com a mesma linha de pensamento do prefeito anterior não achava importante os investimentos cabíveis pelo CAPS que por lei é de direito.
1.4 NATUREZA DA INSTITUIÇÃO
Pública.
1.5 FINALIDADE
É destinada para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neurose graves e demais quadros/ Atendimento individual diário e acompanhamento por sua equipe de referência (Psiquiatra, Enfermeira e Assistente Social); atendimento a família; estabelecimento de laços com a comunidade.
1.6 RELAÇÃO/ ARTICULAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM A SOCIEDADE E POLÍTICA SOCIAL DO SETOR
Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando a internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; organizar redes de atenção as pessoas com transtorno no município; promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
1.7 USUÁRIOS ATENDIDOS
Pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substancias psicoativas (álcool, e outras drogas) e também criança e adolescente com transtornos mentais.
1.8 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO/ATENDIMENTO DA INSTITUIÇÃO
O CAPS funciona durante cinco dias úteis da semana (segunda à sexta-feira). O horário de funcionamento é das 08hs às 16hs.
1.9 HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Na segunda-feira, das 08hs às 16hs e de terça a sexta-feira, das 12hs às 16hs.
1.10 TRABALHO MULTIPROFISSIONAL
• Medico psiquiatra, opera como líder da equipe multiprofissional é o responsável pelo diagnóstico e o tratamento dos distúrbios mentais, prescreve medicações, pondera a condição física, avalia os testes psicológicos que auxilia na escolha, na melhor terapia para o usuário.
• Enfermeira, o trabalho da enfermeira no Caps I deve ser desenvolvido com seguintes objetivos: planejar, programar e avaliar a assistência de enfermagem, a cada paciente ou grupo de paciente; criar e manter o ambiente terapêutico voltada para a realização de diversas atividades do Caps.
• Técnica de Enfermagem são profissionais que utilizam do acolhimento como instrumento de intervenção. Por estarem mais próximos dos usuários, eles estão atentos à problemática de saúde do individuo que busca apoio.
• O profissional de Assistente Social tem a função de dar assistência para entidades conveniadas; emitir pareceres sobre projetos e supervisionar locais de atendimento como CAPS, Creches, Albergues e outros. O Assistente Social tem a habilidade em reconhecer as necessidades desses indivíduos e a propor formas de ação para integrá-los à sociedade ou para buscar o seu bem - estar social.
2 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL
2.1 ASPECTOS ESTRUTURAIS
Contém três salas para atendimentos, sendo elas, uma para o Médico Psiquiatra, Enfermeira e Assistente Social; área externa; uma sala de recepção; uma cozinha e três sanitários.
2.1.1 Missão
O CAPS tem como missão de dar um atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.
2.1.2 Objetivos
Oferecer atendimentos à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
2.1.3 Normas de funcionamento
CAPS I-Serviço de Atenção psicossocial com capacidade operacional para atendimentos em municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes; realizar, manter atualizados, os cadastramentos dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a área da saúde mental; possui capacidade técnicas para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no âmbito do seu território e / ou do módulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistência a Saúde (NOAS), de acordo com a determinação do gestor local.
2.1.4 Política Social da Instituição
Articula-se com as instâncias
...