Imogene King
Dissertações: Imogene King. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abc203040 • 2/10/2014 • 4.720 Palavras (19 Páginas) • 665 Visualizações
Sumário
Citação de Imogene king_____________________________02
Introdução ____________________________________03 e 04
Teoria de Imogene King _____________________________05
Sistema pessoal ____________________________________05
Sistema interpessoal_________________________________06
Sistema social__________________________________07 e 08
O cuidar a partir da teoria de King__________________09 e 10
Aplicabilidade da teoria de Imogene King____________11 e 12
King e PSF_______________________________________13
Refletindo sobre o cuidar a partir da estrutura de King_14 e 15
Conclusão_________________________________________16
Referencias bibliográficas_____________________________17
Imógene king
“Os indivíduos são seres sociais, com sentimentos, racionais, perceptivos,
reativos, controladores,com propósitos e orientados para a ação e no tempo...”
Imogene King.
Introdução
A norte americana Imogene M. King nasceu em 1923; formou-se em 1946, recebeu título de Bacharel em Ensino da Enfermagem em 1948. Também fez Mestrado em Enfermagem em 1957 e Doutorado em 1961, realizou estudos de pós-doutoramento em desenho de pesquisa, estatística e computadores. Com atuação na área da enfermagem médico-cirúrgica de adultos, ocupou cargos de alta relevância tanto na docência quanto profissional na área gerencial e atuação política. Imogene king desenvolveu sua teoria durante os anos 70, momento muito propicio já que as enfermeiras buscavam identificar as bases para o conhecimento cientifico para a prática da enfermagem e o papel da enfermeira. King nasceu nos Estados Unidos em 1923. Completou a educação básica em enfermagem em 1946, na escola de enfermagem do Hospital St. Jhn, em St. Louis Missouri. Em 1948, tornou-se Bacharel em Ciência da Educação de Enfermagem, e, 1957, conquistou o título de mestre em Enfermagem. Durante este período trabalhou como consultora, desenvolvendo também atividades educacionais, administrativas e hospitalares, exercendo cargo de diretora da escola de Enfermagem de Ohio, subdiretora de enfermagem no St. John Hospital Scool .
Em 1961, obteve o título de Doutorado pela Universidade de Colúmbia, em New York, recebendo, também em 1980, o título de doutor Honorário, Pela universidade Illinois.Dedicou-se entre 1961 e 1966, a seu livro “Toward a Theory For Nursing: general Concepts of Human Behvior,”publicado em 1971.Neste texto ela fala da enfermagem como disciplina aplicada.Em 1981, com a publicação do seu segundo livro “A theory of nurssing systems, Concepts, Process”, ampliou a estrutura original e expandiu a bibliografia, relacionado os seus conceitos á estrutura de assistência à saúde. Faleceu em 24/12/2007.
King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos de saúde para o cliente. Para ela isso só pode acontecer através da interação e transação entre o enfermeiro e cliente, numa organização formada pelos sistemas pessoas, sistemas interpessoais e sistemas sociais. A meta dessa teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável e, assim, ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional e de acordo com sues papeis e funções na sociedade. A meta global das enfermeiras é promover a saúde, prevenir a doença, e se preocupar com o doente.
A sistematização ajudará nas mudanças e complexidade das organizações de saúde, sendo, provavelmente, o modo mais adequado de estudar seres humanos em interação com o ambiente, por desenvolver uma estrutura conceitual de variáveis dependentes e conceitos relacionados. O estabelecimento na díade enfermeira, paciente, tríades enfermeira paciente e família, pequenos e grandes grupos e a determinação de meios que viabilizem uma recuperação mais rápida . Sendo possível sua aplicabilidade em muitas patologias, mais especificamente as patologias crônicas como hipertensão e diabetes, câncer etc. Na qual enfatizaremos sobre a sua aplicação dessa teoria dentro do PSF (Programa de saúde da Família).
As enfermeiras e os pacientes são seres humanos reativos que interagem em situações especificas para alcançar propósitos específicos. Imogene King não detém sua preocupação apenas em pacientes hospitalizados, mas como citado, em indivíduos com doenças crônicas e sobre os que precisam de reabilitação. Sua utilização permite o desenvolvimento de um currículo para a enfermeira implementar uma base teórica que permita desenvolver um cuidado de qualidade aos indivíduos nos hospitais, ambulatórios e comunidades.
Há controvérsias da teoria de King no que diz respeito a limitação da sua aplicação a pacientes com dificuldade de interagir competentemente com a enfermeira, mas que ainda assim é possível a sua aplicabilidade.
A meta dessa teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável e, assim, ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade.
Teoria de Imogene King
King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos de saúde para o cliente. A saúde é definida como ajuste contínuo a estressores no ambiente interno e externo através dos recursos de otimização para alcançar um potencial máximo para viver. Para isso é necessário se empregar três sistemas interativos:
Sistema pessoal = sistema compreendido por individuo em um ambiente. Esse sistema envolve o conceito de percepção, ego, imagem corporal, crescimento, desenvolvimento, tempo e espaço. Percepção é a representação real de cada ser humano; é universal porque todas as pessoas têm percepção. Sua ação está voltada ao presente e baseia-se na informação disponível. Os dados obtidos mediantes os sentidos e a memória são organizados, interpretados e transformados; é um conceito muito importante as
...