Impacto Ambientla- Combustivel
Pesquisas Acadêmicas: Impacto Ambientla- Combustivel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dricaroliine • 7/5/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
O impacto ambiental gerado pelo combustivel
Ao discutirmos a Energia Nuclear e seus aspectos ligados ao meio ambiente, devemos primeiro conhecer o chamado ciclo do “elemento combustível nuclear”. Utiliza-se o termo “elemento” para designar o arranjo de varetas contendo o urânio encapsulado, que será consumido durante o funcionamento dos reatores nucleares. Esse ciclo inicia-se na etapa de mineração de urânio. A percentagem de urânio nos minérios, normalmente, é baixa, menos do que 1%. Desse modo, grandes quantidades de material têm de ser trabalhadas para se obter a quantidade necessária de urânio para o funcionamento de um reator nuclear durante um ano. Se não for adequadamente planejada, como qualquer atividade de mineração de grande porte, a mineração de urânio pode causar forte impacto ambiental. Esse planejamento deve incluir, entre outros, questões como: a geração de poeiras, a utilização das águas e a recuperação da área degradada após o fechamento do empreendimento.
Como consequência do baixo teor de urânio, grandes volumes de minério teriam de ser transportados e o custo do transporte para o seu processamento, em algum local distante da mineração iria inviabilizar financeiramente o empreendimento. Dessa forma, associa-se a mineração de urânio ao seu processamento. Durante essa etapa, o minério é tratado com ácido sulfúrico visando a solubilizar o urânio.
As usinas nucleares pouco poluem o ar, pois sua fumaça é branca e não emite gases que contribuem para o efeito estufa. O problema maior são os riscos como dificuldades para se livrar dos resíduos radioativos deixados durante a produção e explosões, que podem destruir ecossistemas, matar pessoas etc., Como aconteceu em Chernobyl em que até hoje pessoas sofrem de doenças relacionadas à emissão radioativa agressiva da época, como o Câncer
Apesar dos riscos e por ser cara, uma única usina nuclear produz muito mais energia do que uma hidrelétrica convencional.
O impacto social gerado pelo combustível
O impacto social gerado pelo combustível está cada vez maior, pois está sendo considerada como fonte energética pouco poluente e não causadora do efeito estufa. Só na China, existem uns 20 projetos para novas usinas. Essas usinas não produzem os gases que causam o efeito estufa, apenas material radioativo que depois deve ser guardado ou descartado cuidadosamente. Até ecologistas famosos, como James Lovelock, autor da teoria de Gaia, têm apoiado os projetos nucleares, pois é uma energia limpa. O grande problema são os acidentes nucleares, mas as usinas modernas já têm reatores muito bem protegidos, como a nossa de Angra e já existem reatores ainda mais modernos que não esquentam tanto. Nessa transição dos combustíveis fósseis para algo como o hidrogênio ou a energia solar, que será o futuro, a fusão nuclear, as usinas nucleares de fissão nuclear ainda vão ser úteis por algum tempo em termos energéticos mundiais.
...