Importância dos Testes de Diagnósticos
Por: thais.cassemiro • 18/11/2019 • Ensaio • 383 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
- Os sinais e sintomas que um paciente pode apresentar podem ser normais, isto é, algo comum, frequente, representando bom estado de saúde. Ou então, anormais que correspondem a um ocorrente em baixa frequência, comumente associado a alguma patologia. Porém, nem sempre há exatidão do que é normal e o que é anormal, então, para estabelecer a confirmação da presença ou ausência da doença, é realizado um rastreamento ou testes diagnósticos. Esses testes são importantes para a confirmação da presença de uma doença em um paciente, pois com eles será possível estabelecer um diagnóstico definitivo, com maior nível de certeza e confiabilidade no resultado.
- Estabelecer um diagnóstico é um processo imperfeito e mesmo os testes diagnósticos, importantes para estabelecer um diagnóstico definitivo com maior confiança, eles nem sempre são precisos, sendo assim, podendo fazer classificações incorretas. Por conseguinte, ao receber um resultado, é necessário avaliar se o paciente está realmente doente ou não, levando em consideração as probabilidades.
Uma das formas de se avaliar é calculando a probabilidade do paciente estar realmente com a doença quando o resultado do teste é positivo, chamado de Valor Preditivo Positivo (verdadeiros positivos + falso positivo). Ou então, calculando a probabilidade do paciente não estar doente quando o resultado do teste e negativo, chamado de Valor Preditivo Negativo (verdadeiros negativos + falso negativo), ambos sendo influenciados pela sensibilidade e especificidade e a prevalência da doença na população do paciente, para que assim, a acurácia dos testes seja avaliada para estabelecer um diagnóstico definitivo com maior nível de certeza e confiabilidade no resultado.
c) O profissional da área da saúde é responsável por promover saúde e bem estar físico e emocional de seus pacientes. Sendo assim, é de fundamental importância que ele se atualize e compreenda sobre os assuntos da sua área.
Levando em consideração a reportagem citada, pode-se perceber a insipiência de alguns profissionais ao se tratar sobre os testes diagnósticos. Deste modo, algumas medidas voltadas a eles são necessárias para reforçar sobre a importância dos testes diagnósticos como:
Treinamento sobre a segurança, manuseio e a relevância ao realizar os testes diagnósticos;
Cursos padronizados para interpretação dos resultados;
Capacitação por meio de palestras sobre as enfermidades e
Que o próprio profissional busque a educação permanente;
Para que assim, o profissional de saúde esteja apto para possíveis situações do seu meio de trabalho.
...