Individualismo E Etica
Artigos Científicos: Individualismo E Etica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ac25k • 9/3/2015 • 678 Palavras (3 Páginas) • 2.789 Visualizações
INDIVIDUALISMO E COLETIVIDADE EM ÉTICA
“... Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo”. John Donne.
É evidente que todo ser humano tem sua individualidade, suas crenças pessoais, seus medos, suas habilidades, suas limitações e sua forma de realizar o seu trabalho, mas é evidente também que uma norma comportamental deva reger a prática profissional no que diz respeito a sua conduta em relação aos seus semelhantes.
A individualidade não deve ser confundida com individualismo, pois o mesmo leva a satisfação pessoal a qualquer custo, a viver para si, a um comportamento egoísta.
Nos dias de hoje presenciamos muito a falta de valores éticos e morais, dificilmente vemos alguém preocupado com o próximo. Pessoas que para terem sucesso na vida e obterem lucros, tornam-se corruptas, desrespeitam a vida dos outros em razão de uma vida mais cômoda e mais fácil.
Os indivíduos tem se tornado egoístas e individualistas, perderam o estímulo de desenvolver sua capacidade solidária em prol dos outros e passaram a se preocupar mais consigo mesmo.
O profissional enfrenta problemas éticos quando do exercício da profissão que se circunscrevem nos conceitos de dever, direito, justiça, responsabilidade, consciência e vocação. É muito comum acontecer o individualismo no local de trabalho, muitos profissionais trabalham visando somente o lucro e esquecem o gostar da profissão. Com isso surgem conflitos, disputas, agressões e deixam de trabalhar em grupo, de ajudar uns aos outros, de trocarem experiências, etc.
Diante de tal situação, a conduta utilizada pelo profissional responsável vai depender da sua postura, das suas habilidades pessoais no processo de negociação e da utilização da estratégia mais adequada para solucionar ou reduzir os problemas que acontecem no ambiente de trabalho.
Porém, ele deve estar preparado para lidar com essas situações e fazer uma reflexão, uma avaliação para se chegar aos pontos que precisam ser melhorados, agindo de forma justa, compreensiva e honesta, tratando as pessoas com respeito. Ter competência e desempenhar suas atribuições com moderação e sobriedade, cumprindo seus deveres e funções com responsabilidade.
É necessário que ele desenvolva ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente de trabalho harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos, oferecendo aos sujeitos envolvidos a possibilidade de solucioná-los ou amenizá-los. Além disso, é preciso possuir agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolver os problemas que surgem.
Porém é necessário que cada indivíduo incorpore os princípios da ética como uma atitude prática diante da vida cotidiana, pois a atitude ética é uma atitude de respeito ao próximo.
É preciso despertar a consciência de grupo, evitando que o individualismo transforme a vida dos profissionais em reciprocidade de agressão, pois a falta de espírito de equipe é o principal inimigo das boas relações no ambiente de trabalho. A moral e a ética são os princípios norteadores para que haja um bom convívio social.
Temos que ter consciência dos nossos próprios atos. Aprender a conviver com as diferenças de cada indivíduo, respeitando-as
...