TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intriga

Tese: Intriga. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do Capítulo

Ega regressa a Lisboa, instala-se no Ramalhete e confidencia a Carlos que a Condessa de Gouvarinho, fala constantemente, irresistivelmente e imoderadamente dele e conta-lhe que o casal os convidou para jantar na segunda-feira. Na segunada-feira seguinte Carlos e Ega, dirigem-se a casa dos Gouvarinho, Ega aproveita para lhe perguntar sobre o seu romance com a brasileira, e diz a Carlos que soube do romance através de Dâmaso. Carlos conta-lhe a verdade sobre o romance, embora não se abrindo em relação aos seus sentimentos pela rapariga.

Entretanto, durante o jantar a própria Gouvarinho toca no assunto do romance de Carlos com a brasileira deixando Carlos com a sensação que já todos sabem do romance; a Condessa fica “amuada” com Carlos e dá toda a atenção a Ega; o Conde denuncia a sua ignorância e falta de memória; Sousa Neto, acossado por Ega, revela-se ignorante. Já reconciliada com Carlos, a Condessa simula um exame médico rápido ao filho e marca um encontro amoroso com ele.

Na tarde seguinte, em visita a Maria Eduarda, Carlos declara-lhe o seu amor, que é correspondido, e ambos beijam-se pela primeira vez. Mediante o desejo de Maria Eduarda de viver num lugar mais recatado, longe da coscuvilhice dos vizinhos, e com espaço livre para Rosa brincar, Carlos compra a Quinta dos Olivais a Craft, Afonso aprova o investimento, desconhecendo, contudo, o verdadeiro motivo do mesmo. Carlos conta a Ega o seu romance com Maria Eduarda e a sua intenção de fugir com ela; Ega pensa para ele próprio que esta mulher seria para sempre, o seu irreparável destino.

Intriga Principal

É a relação incestuosa entre Carlos da Maia e Maria Eduarda. Que se desenvolve a par com a crónica de costumes, de maneira a “integrar” ambos na sociedade portuguesa.

Relação entre o capítulo e a intriga principal: É a declaração de Carlos a Maria Eduarda, ou seja, a consumação do incesto (inconsciente).

Crónica de Costumes

Principais episódios ao longo dos quais o narrador faz o retrato da alta sociedade portuguesa do século XIX:

. Jantar do Hotel Central;

. Corridas no hipódromo;

. Jantar dos Gouvarinho;

. Jornais “A Corneta do Diabo” e “A Tarde”;

. Sarau no Teatro da Trindade;

Reflexões críticas e temas abordados:

Literatura, crítica literária, finanças, atraso intelectual do País, educação, decadência do jornalismo português e corrupção do jornalismo, gosto convencional, provincianismo snob e falta de espírito crítico da sociedade lisboeta.

Jantar em casa dos Gouvarinho

Ambiente marcada pela futilidade e ociosidade da alta burguesia e aristocracia lisboeta; apresenta uma visão crítica relativamente à mediocridade, ignorância e superficialidade da elite social lisboeta, em geral, e à incapacidade da classe política dirigente, em particular. Onde se sobressai Ega, com a sua veia mordaz e impiedosa.

Durante o jantar os grandes temas de conversa são:

. A educação das mulheres em que Ega diz que ‘’A mulher só devia ter duas prendas: cozinhar bem e amar bem.’’ Ao dizer isto está a desprezar as capacidades das mulheres;

. O atraso intelectual e a falta de cultura dos indivíduos que são detentores de cargos que os inserem na esfera social do poder, e consequentemente do país;

. O deslumbramentos pelo estrangeiro.

O jantar do Hotel Central e o jantar dos Gouvarinho

Jantar do Hotel Central:

•Objectivos:

– Homenagear o banqueiro Jacob Cohen;

– Proporcionar a Carlos um primeiro contacto com o meio social lisboeta;

– Apresentar a visão crítica de alguns problemas;

– Proporcionar a Carlos uma visão de Maria Eduarda.

Jantar dos Gouvarinho:

•Objectivos:

– Reunir a alta burguesia e aristocracia;

– Reunir a camada dirigente do País;

– Radiografar a ignorância das classes dirigentes.

. O jantar no Hotel Central permite abordar a crítica literária e a literatura, a situação financeira do país e a mentalidade retrógrada.

. No Jantar dos Gouvarinho, as conversas permitem abservar a degradação dos valores sociais, o atraso intelectal do País, a mediocricidade de algumas figuras da alta burguesia e da aristocracia.

. O jantar dos Gouvarinho trata-se de uma reunião semelhante ao jantar no Hotel Central, onde persiste o aparato exterior a contrastar com a ignorância das classes dirigentes do País.

Personagens

A sua função na obra:

. João de Ega – Naturalismo e o Realismo;

. Condessa de Gouvarinho – Adultério e futilidade;

. Conde de Gouvarinho – Política (deputado);

. Sousa Neto – Administração Pública.

A função na obra de outras personagens que não estão presentes neste capítulo:

. Alencar – Ultra-Romantismo;

. Cohen – Finanças (burguesia poderosa);

. Raquel Cohen – Adultério;

. Craft – Educação Inglesa;

. Cruges – Talento não reconhecido;

. Dâmaso – Egocentrismo, exibicionismo dos novos ricos, decadência moral...; (defeitos da sociedade)

. Eusebiozinho – Educação tradicional;

. Palma “Cavalão” e Neves – Jornalismo corrupto;

. Rufino – Oratória superficial.

Carlos da Maia

Protagonista da obra, é filho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com