Introdução A Administração
Trabalho Escolar: Introdução A Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carla260791 • 12/9/2014 • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 210 Visualizações
Resumo:
Áreas Funcionais e Ambiente Organizacional
Visão Global das Áreas Funcionais
As áreas funcionais sofreram evolução no tempo, conforme podemos observar no quadro 5.1. Essas mudanças não foram só no nome, mas também em sua concepção.
Quadro 5.1 Linha do tempo em relação às áreas administrativas.
Administração Política dos Negócios Liderança nos Negócios
Pessoal Recursos Humanos Administração de Pessoas
Vendas Vendas e Marketing Vendas e Marketing
Produção Operação Valor Adicionado
Contabilidade Contabilidade Medida de Resultados
Finanças Finanças Finanças
De 1922 a 1945 DE 1945 a 1998 A partir de 1999
Fonte: Introdução a Administração 6ª Edição /2004 Eunice Lacava Kwasnicka
Ao analisar a organização e suas principais funções, utilizaremos a teoria de sistemas. De Ludwig (1951).
A teoria de sistemas permite melhor entendimento das várias funções da empresa, bem como dá visão global da organização e suas inter-relações com o ambiente interno e externo.
Analisando as Partes do Modelo
Inputs: consideramos como Inputs os elementos de entrada que alimentam e ativam o processo organizacional e permitem um resultado. Esses elementos são os fatores de produção.
Outputs: São as variadas saídas produzidas pelo modelo que podem ou não coincidir com os objetivos preestabelecidos. Esses elementos podem ser produtos, processos, informações e conhecimentos.
Figura 5.1 Exemplos de relacionamento input/output.
Input Output
Recursos monetários Resultados financeiros
Recursos materiais Produtos/serviços
Recursos humanos Conhecimento
Recursos tecnológicos Informação
Informação Sucesso do negócio
Conhecimento
Fonte: Introdução a Administração 6ª Edição /2004 Eunice Lacava Kwasnicka
Podemos verificar que os inputs influenciam diretamente os outputs, e muitas vezes é deveras difícil conciliar os inputs disponíveis com os outputs desejáveis ou esperados.
O Processo
O que chamamos de processo no sistema organizacional é o local onde os recursos são combinados e/ transformados. A forma de melhor utilizar os elementos de entrada é definida pelas politicas da empresa dentro do processo.
Esse modelo sistêmico empresarial só é completo quando consideramos as variáveis externas que influenciam os negócios. Uma organização só poderá sobreviver se estiver atenta ás condições do ambiente, também considerado elemento do input ao sistema. Dentro do aspecto meio, temos os fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e de mercado, fatores esses que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao bom desempenho da empresa.
Ainda dentro da abordagem sistêmica, podemos tratar das decisões tomadas em qualquer função organizacional de forma hierarquizada. Essa hierarquização pode ser dividida em vários níveis, dependendo do tamanho e complexidade da empresa.
Qualquer que seja a área em que estejamos trabalhando – marketing, finanças, produção ou recursos humanos -, o fluxo de decisões funcionará dentro da mesma hierarquia, ou seja, decisões estratégicas em primeiro lugar, dando subsídios para as decisões operacionais. Vejamos então quais decisões estão inseridas em cada camada.
Figura 5.4 Camadas hierárquicas e fluxo de decisões - processo decisório
Informação Decisões relacionadas com adaptação (camada n + 1)
Do ambiente ao ambiente externo (estratégicas)
Externo
Decisões sobre aprendizagem e adaptação
da estratégia (como transformar decisões (camada n)
estratégicas em decisões operacionais)
Decisões puramente operacionais - Seleção do curso de ação
...