Introdução A Computação
Projeto de pesquisa: Introdução A Computação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MATHEUSKILPP • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 475 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
1 Introdução
É a busca de maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos como carne, ovos, leite e seus derivados. Por meio de planejamento agropecuário, pesquisas nas áreas de seleção e melhoramento genético e técnicas de nutrição e reprodução, o zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal. Coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, suínos e aves e busca seu aprimoramento genético. Pesquisas nutrientes, acompanha a fabricação e controla a qualidade de rações, vitaminas e produtos de saúde e de higiene para os animais. Trabalha também nas indústrias alimentícias, na produção de alimentos de origem animal, como laticínios, frios e embutidos.
Zootecnia ou Medicina Veterinária? Os cursos apresentam certa sobreposição de matérias, e, eventualmente, as informações de ambos vão se cruzar. No entanto, o zootecnista tem conhecimentos focados na área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais. Já o médico veterinário é um profissional concentrado na saúde dos animais, sendo responsável pela assistência clínica e cirúrgica e pelo controle da fabricação de produtos de origem animal.
1.1 Justificativa
A qualidade da carne e outros produtos de origem animal é fundamental para manter as exportações brasileiras em bom patamar. E essa qualidade precisa ser garantida ao longo de toda a cadeia produtiva. “As empresas buscam cada vez mais um profissional que conheça os aspectos técnicos da pecuária e que tenha, também, uma visão administrativa. Essa é a definição de zootecnista”, diz a professora Sarita Bonagurio Gallo, do Departamento de Zootecnia da USP, em Pirassununga. O profissional pode trabalhar em empresas agropecuárias, cooperativas rurais e de crédito, indústrias de nutrição animal, laticínios, frigoríficos, empresas de pesquisa, universidades e zoológicos. A maior demanda está na área de nutrição e produção animal. A criação de suínos, gado de corte e leite, além de frangos de corte e postura são as que mais empregam. Os principais centros de atuação ainda são o Sudeste e Centro- Oeste. No entanto, o crescimento da pecuária no Norte e Nordeste tem exigido cada vez mais o trabalho desse profissional. Na Região Sul, os principais empregadores estão nas empresas de suinocultura e avicultura.
2 Revisão bibliográfica
Classicamente os probióticos são definidos como “microrganismos vivos que, se ingeridos por um animal, podem afetá-lo positivamente melhorando o equilíbrio da microflora intestinal”. Recentemente, pesquisadores europeus propuseram a seguinte definição: “culturas isoladas ou mistas de microrganismos vivos que, quando administrados a um animal ou humano, o beneficiam através da melhora das propriedades da microflora nativa”. Essa segunda definição é mais específica e não se limita à microflora intestinal apenas. Segundo o MAPA, em nosso país os probióticos enquadram-se como aditivos zootécnicos equilibradores da microbiota do trato digestório e são definidos como cepas de microrganismos vivos (viáveis), que agem como auxiliares na recomposição da microbiota do trato digestivo dos animais, diminuindo o número dos microrganismos patogênicos
...