Introdução A Docência
Casos: Introdução A Docência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zenaide47 • 19/11/2013 • 9.848 Palavras (40 Páginas) • 497 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Prática de ensino: Introdução a docência
Aluno(s):
Franciane Guedes RA: 1304250
ZENAIDE ESPÍNDOLA DOS SANTOS - 1301761
POLO
Jacareí - SP
2013
Educação? Educações: aprender com o índio
Quando dizemos a alguém que certo habito é “falta de educação”, estamos comparando nossos hábitos com os deles, mas não podemos esquecer que cada povo tem seus hábitos, sua cultura e seus costumes.
Na educação o educador serve para ajudar o seu povo, por isso, existem vários meios de educação e cada um tem que seguir o seu. Vemos isso no caso dos índios, pois quando ele sai para aprender com os brancos ele volta inútil para sua tribo.
Assim cada indivíduo tem que respeitar seu modo de vida, seu modelo de educação, seus costumes para poder se sentir útil para sua sociedade.
O papel da escola é conseguir reunir as diferenças e usar da melhor forma possível, para poder acrescentar na educação, sem preconceitos.
O educador tem que ter censo critico, mas também tem que respeitar o individuo, levando seu conhecimento de uma forma objetiva e fazendo seus alunos a também ter um censo critico, o educador serve para ajudar não para impor.
Por isso temos que sempre aprofundar o conhecimento e buscar novas ideias para podermos ter censo crítico sobre tudo.
O fax do Nirso:
Apesar de o texto mostrar que o mais importante é o lucro, na pratica vemos que o mercado de trabalho esta sempre procurando por pessoas qualificadas.
Assim a educação escolar não esta perdendo espaço para o mercado de trabalho, pois elaé um diferencial, destacando o profissional, quanto mais cursos tiverem, mais capacitação profissional e melhor destaque no mercado de trabalho.
A história da chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
Vemos que tudo na vida tem seu lado, pois cada pessoa tem um modo de ver o mundo.
Devemos ensinar nossos alunos a ter censo critico além de extrair o conteúdo didático das matérias ele pode aprofundar seus conhecimentos.
Assim não podemos apresentar aos alunos nossas opiniões absolutas, pois devemos dar o diretito de eles opinarem, de buscarem novas verdades e tirarem suas próprias conclusões.
Uma pescaria inesquecível
Ser uma pessoa ética é sempre agir de uma maneira correta, não infringir as leis e não querer levar vantagem em tudo é uma pessoa sem moral que não tem valores e sempre vai querer mais. .Já a pessoa que tem ética vai sempre fazer a coisa certa, não vai passar por cima de ninguém e vai levar esses ensinamentos para sua vida.
E como educador vai passar para seus alunos.
Folha amassada
Com os alunos mais difíceis, o professor deve respeitar e agir da maneira mais adequada possível, para poder sempre tirar o melhor desse aluno e para que haja uma boa relação.
Tentando mostrar para ele, que está errado em agir de tal modo, e que isso só irá prejudicar sua vida.
Nós, como educadores, devemos agir sempre como mediador em situações de conflito e não deixar as emoções interferirem.
A lição dos gansos
Viver em comunidade é a maneira mais fácil de superar nossas dificuldades e melhorar tudo o que está ao nosso redor, pois juntando nossas forças ficamos fortes.
Devemos estimular nossos alunos a mudar suas atitudes para que cresçam como cidadãos, e mostrem que agir em conjunto é sempre mais fácil do que sozinho.
Pois só assim mudaremos para melhor nossas escolas, nossa comunidade e nosso país.
Assembleia na carpintaria
Quando unimos forças, apesar de termos ponto de vistas diferentes, ampliamos nosso conhecimento e aproveitamos melhor nossas qualidades.
Com nossos alunos devemos sempre enfocar suas qualidades, fazendo ele se sentir útil e capaz, mas também sabendo mostrar seus defeitos para ele poder os melhorar.
Pois, ninguém é perfeito, todos nós temos qualidades e defeitos.
Colheres de cabo comprido
Trabalho em equipe é quando nos unimos, ajudando uns aos outros para se obter um melhor resultado.
Acho que quando nos unimos, aprendemos e ensinamos e isso é sempre melhor, pois cada um tem um ponto de vista, e juntando todos eles e trabalhando em equipe o resultado será satisfatório.
Faça parte dos 5%
“faça a diferença”, isso quer dizer que a maioria das pessoas, em tudo na vida, só usa parte do seu potencial, se tivéssemos a consciência de que podemos sempre melhorar, esse numero seria bem maior.
Deveríamos mudar nossas atitudes, buscando nossos objetivos com dedicação, e aproveitando sempre as melhores oportunidades para sempre melhorarmos.
Pois só assim conseguiremos sempre melhores resultados na vida.
O homem e o mundo
Pessoas inocentes, sem complicações pode nos mostrar de uma maneira simples como resolver um problema.
Podemos aprender muito com esse tipo de pessoas, com seu modo de ver o mundo e com suas experiências de vida, por isso sempre devemos dar atenção a elas.
E como professores, devemos sempre ouvir nossos alunos, que como todos, tem seu modo de ver o mundo.
Por isso, muitos problemas difíceis podem ser resolvidos de uma maneira simples.
Professores Reflexivos
Como em todo lugar, a recepção ao chegar a um determinado lugar é fundamental.
...